Saúde / PARCERIA

20 de Julho de 2017 14h31

Comunidade e Secretaria de Saúde se unem para reformar Centro de Saúde do Tijucal

20/07/2017

MARIA BARBANT

DAVI COUTO VALLE

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo, lançou na tarde desta quarta-feira (19), junto com lideranças comunitárias e moradores, as obras de reforma do Centro de Saúde do Tijucal. A unidade, com cerca de 30 anos, atende a 13 bairros da região e uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, e será inteiramente reformada por meio de uma iniciativa inédita: uma parceria entre a comunidade e a Secretaria.

A ideia começou a ganhar força quando o engenheiro civil Izaque Rosa, morador do Tijucal, depois de machucar a mão num treino, procurou atendimento na unidade. O sonho que já existia entre os servidores da unidade, presidentes de Associação de Moradores de bairros e a comunidade, começou a se tornar realidade.

O Centro de Saúde do Tijucal é uma das 63 unidades que recebeu recursos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Saúde, para obras de reforma, ampliação ou construção. Em 2012 a unidade foi contemplada com R$ 61.740,00 para obras de ampliação que nunca iniciaram.  Hoje a obra está orçada em aproximadamente R$119 mil.

Durante  o lançamento da obra, que teve o projeto realizado pelo engenheiro civil, junto com os servidores, e vai contar na sua execução com a parceria dos moradores e empresários locais, além da SMS de Cuiabá e um grupo de reeducados do Sistema Prisional, a sensação era de sonho realizado.

A Agente Comunitária de Saúde, Maria do Socorro, membro dos Conselhos Municipal de Saúde,  e Gestor da unidade além de presidente da União das Associações de Mães, disse que a expectativa é de que toda a comunidade participe. “Cada um fazendo o que pode vamos conseguir reformar a unidade”. Uma lista de pessoas disposta a trabalhar na obra, está crescendo a cada dia.

Para Benedita Cândida, conhecida como Xuxa, a ação irá trazer muitos benefícios para a comunidade. “Nossa comunidade é muito parceira  e está disposta a ajudar. Assim estamos valorizando o trabalho de todos. Como ajudaram a construir,  vão cuidar melhor da unidade”, disse ela.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Tijucal, Claudiney Viana, falou sobre a parceria das lideranças comunitárias para que esse projeto saísse do papel e elogiou a atuação da secretária de Saúde de Cuiabá, que desde o primeiro momento abraçou e apoiou o desejo da comunidade. "Com esse apoio estamos buscando novos parcerios. Queremos servir de exemplo para outras comunidades", salientou.

A secretária de Saúde agradeceu a parceria e elogiou a iniciativa, a participação da comunidade e a atuação do Conselho Gestor que abraçou a causa, junto com os presidentes dos bairros atendidos pela unidade e os servidores.

“A SMS de Cuiabá vai entrar com parte da mão de obra e materiais e espera que esse exemplo se multiplique. Essa é uma experiência que queremos destacar, a comunidade  tomando para si a corresponsabilidade em relação aos equipamentos públicos e se envolvendo junto com a Prefeitura,  numa ação conjunta, buscando a melhoria dos serviços de saúde, essa é a marca da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, uma gestão participativa e humanizada”.

As obras na unidade terão início nos próximos dias  e devem ser entregue em aproximadamente três meses, a partir do seu inicio.

No lançamento da ação estiveram presentes lideranças comunitárias membros da comunidade e do Conselho Gestor do Centro de Saúde do Tijucal, a enfermeira Lucimara Aparecida Magalhães, servidores, Agentes Comunitários de Saúde, o secretário ajunto de Relações Comunitárias, Jonail Costa, o coordenador da Regional de Sul, Tercio Antonio de Rezende, entre outros.