Saúde / CONFERENCIA/SAÚDE

18 de Fevereiro de 2017 10h00

Comissão preliminar inicia discussão para organização da 12ª Conferencia Municipal de Saúde

18/02/2017

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A comissão preliminar da 12ª Conferência Municipal de Saúde esteve reunida esta semana, na sede da Secretaria de Saúde de Cuiabá,  para dar inicio às discussões preparatórias de organização do evento. A Conferência Municipal de Saúde, que será realizada neste semestre, acontece a cada dois anos (Lei Complementar 094/2003) e, tem como objetivo, definir a política de saúde da capital.

A comissão preliminar, criada na primeira reunião ordinária deste ano do Conselho Municipal de Saúde, é formada por membros do colegiado e tem como tarefa propor desde a portaria - que cria a comissão organizadora da Conferência Municipal -, até o tema, programação, Regimento Interno e outros detalhes que serão apreciados e deliberados pelo pleno do Conselho na próxima reunião ordinária do colegiado, que será realizada no dia 7 de março.

Uma das propostas da comissão preliminar para o tema central da 12ª Conferência Municipal é trabalhar as necessidades do município, com foco no modelo de atenção e organização dos serviços, e na garantia de acesso dos usuários aos seus direitos.

A comissão preliminar irá propor também a manutenção da metodologia de trabalho por regionais já utilizadas em  Conferências Municipais anteriores.

Conferência

A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático que reúne trabalhadores, usuários e prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir as políticas públicas do setor.

Antecedendo o evento, nos meses de maio de junho, está prevista a realização de conferencias nas áreas de abrangência das quatro regionais da capital – Norte, Sul, Leste e Oeste, com a participação de  lideranças comunitárias de bairros, associações de moradores, igrejas, profissionais da saúde, além de gestores municipais e representantes de sindicatos e conselhos.

Segundo a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Janaina Penha Vitor da Silva esses espaços democráticos possibilitam a discussão dos diversos interesses dos grupos sociais envolvidos, emergindo daí a vontade  política que deve influenciar a agenda pública.

“Por meio da Conferência Municipal de Saúde, Cuiabá tem avançado na pratica da avaliação e proposição de diretrizes para a política municipal de saúde com a participação de todos os segmentos e controle social”.

Na 11ª edição da Conferência Municipal de Saúde realizada em 2015 o tema central foi “Saúde Pública de Qualidade, para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

Participam da comissão preliminar Wille Marcio Nascimento Calazans, representante do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Mato Grosso ( SINFAR); Edmirço Batista de Souza, da União Coxipoensse de Associações de Moradores (UCAM); Leila Maria Boabaid Levi, representante da SMS de Cuiabá; Soraia Pinto Tamberi Maciel, representante do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Leda Teixeira Correa Gonçalves, representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES).