Saúde / FORMAÇÃO

13 de Fevereiro de 2017 08h00

Comissão Gestora prorroga inscrições para cursos de Pós-graduação

13/02/2017

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

A Comissão Gestora Local prorrogou até o dia 24 de fevereiro o prazo de inscrição para os cursos de Especialização Lato Sensu que serão oferecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL).   O curso é voltado para os profissionais da saúde que atuam no SUS, instituições conveniadas e de ensino com programas de residência e também para as instâncias do Controle Social (Conselhos de Saúde), dos onze municípios que integram a Região da Baixada Cuiabana.

Ao todo estão sendo oferecidas vagas nas áreas de Gestão da Clínica/GCLIN (20 vagas), Gestão das Políticas de Saúde Informadas por Evidencias/ESPIE (40 vagas), Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente/QSCP (20 vagas), Vigilância em Saúde/EVS (40 vagas) e Preceptoria em Residência Médica/PPRM (20 vagas).

A qualificação faz parte do Projeto de Apoio ao Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma  ação do Ministério da Saúde (MS)  e do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL), executor da ação.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araujo disse a formação, qualificação e capacitação dos profissionais que atuam no SUS é uma das prioridades da atual gestão do município. Os cursos tem como  objetivo fomentar a formação e capacitação  dos profissionais, para que de forma mais critica e reflexiva sejam capazes de atuar como multiplicadores em seus ambientes de trabalho.

Os cursos de especialização serão ofertados na modalidade semipresencial, com carga horária total de 360 horas, sendo 288 horas presenciais.

Para Cuiabá estão disponíveis 5 vagas para a especialização em  Gestão da Clinica; 12 vagas para Gestão das Políticas de Saúde Informadas por Evidencias; 8 vagas para Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, 12 vagas para Vigilância em Saúde. Um total de 20 vagas  da especialização em Preceptoria em Residência Médica serão distribuídas entre os municípios de Cuiabá e os demais que compõem a Baixada Cuiabana. No total são 140 vagas para os cursos de especialização.

Os interessados devem acessar os sites www.saude.mt.gov.br/Informes ou o link da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, www.saude.mt.gov.br/escola onde estão disponíveis todas as informações e documentos necessários para a inscrição. 

Também estão disponíveis o folder, a Resolução da CIRBC e arquivos para baixar com as informações e formulários necessários para a inscrição.

São parceiros na iniciativa o Conselho Municipal das Secretarias de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana (ERS-BC), Secretaria de Saúde do Estado/Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e Secretaria de Saúde de Cuiabá.