Saúde / CONFERENCIA/SAÚDE

24 de Abril de 2017 14h00

Começam em maio as conferencias preparatórias para a etapa Municipal

24/04/2017

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

Cuiabá vai realizar a partir do dia 27 de maio as pré-conferencias, preparatórias para a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá que acontecerá no mês de junho, no período de 12 a 14 de julho.

As conferências são espaços democráticos que possibilitam a discussão de diversos interesses de grupos sociais envolvidos e de onde nascem as propostas e demandas que vão influenciar a agenda pública em todos os níveis.

Este ano, a Conferência Municipal de Saúde vai discutir os mecanismos de garantia dos direitos sociais e o desmonte do SUS. O tema central “Pela Manutenção dos Direitos Sociais e Contra o Desmonte do SUS”, foi dividido em eixos temáticos que irão nortear as discussões, o primeiro deles vai tratar sobre o Fortalecimento Social, o segundo eixo irá discutir o Modelo de Atenção e o terceiro, Gestão do SUS.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo lembra que a participação dos usuários, dos trabalhadores da saúde e gestores é fundamental para a construção de um novo modelo de atendimento. “A participação dos segmentos - de usuários, trabalhadores e gestores da Saúde -, nesse espaço democrático é fundamental para que possamos definir um modelo de atendimento em saúde pública que a população espera e merece, mais humanizado e inclusivo”, destacou.

Junto com o Conselho Municipal de Saúde, a Secretária tem incentivado a implantação e a reestruturação de Conselhos Gestores nas unidades de saúde. A ideia é de que até o inicio das pré-conferencias, todas as quatro regionais da capital tenham Conselhos Gestores em atividade.

Desde o inicio do ano até o momento, 24  Unidades  de Saúde já tiveram seus  Conselhos Gestores ativados, reestruturados e eleitos.

Nesta quinta-feira feira (20) na unidade do Programa Saúde da Família ( PSF) Carumbé/Bela Vista, foi realizada uma reunião de sensibilização.

Na próxima segunda-feira (24),  estão agendadas reuniões de sensibilização  no Centro de Saúde Cidade Verde, às 08h30; e no PSF Nova Esperança, às 14 horas.

No dia 25, duas reuniões já foram marcadas pela manhã, às 08h30 , no Centro de Saúde Campo Velho, e  no mesmo horário, no PSF Parque Cuiabá para a comunidade, profissionais e trabalhadores do CS Parque Cuiabá. No período da tarde, às 15h30 a reunião será no Centro de Saúde do Tijucal.

No dia 26, às 14 horas será a vez da comunidade e trabalhadores do PSF Pedra 90 I e II; no dia 27 às 13 horas no PSF Pedra 90 V e VI. No dia  28, às 08h30 a reunião será  no PSF São João Del Rey/Novo Milênio.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá é realizada a cada dois anos, segundo determina a Lei Complementar 094/2003.

Durante a conferência são avaliadas ações e tiradas propostas para a política municipal de saúde.   As propostas tiradas nas conferencias regionais, ou pré-conferencias, a partir da  participação da comunidade, trabalhadores da saúde de gestores, nos Conselhos Gestores são encaminhadas para a Conferencia Municipal de Saúde.

Essas propostas irão subsidiar a construção do plano municipal de saúde para o período de 2018 a 2021.  

Também acontece nas pré-conferencias a escolha dos delegados que irão participar das discussões na Conferência Municipal.