Saúde / CONFERENCIA/SAÚDE

10 de Julho de 2017 16h46

Começa na próxima quarta a 12ª Conferência Municipal de Saúde

10/07/2017

MARIA BARBANT

Davi Couto Valle

Após oito etapas e dezenas de propostas discutidas nas pré-conferencias realizadas nas quatro Regionais de Saúde e área rural, nos próximos dias 12, 13 e 14, no Hotel Fazenda Mato Grosso, acontece a 12ª Conferência Municipal de Saúde. Este ano, o tema central do encontro é a manutenção dos direitos sociais e a luta contra o desmonte do Sistema Único de Saúde. Em torno dessas questões, representantes dos trabalhadores, da gestão, dos profissionais da Saúde, movimentos sociais e usuários propuseram  ações  visando o fortalecimento e ampliação da participação social,  e o aperfeiçoamento do modelo de atenção e gestão do SUS.  

Durante as etapas regionais os participantes  discutiram questões relacionas a participação social, a garantia e melhoria do acesso da população à Saúde, a organização dos serviços, além do planejamento e financiamento do SUS, e a valorização do trabalho e da educação em Saúde.

A presença dos usuários,  e dos representantes dos movimentos sociais, gestores e profissionais, em todas as pré-conferencias, foi muito elogiada pela secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo, que acompanhou todas as etapas desse processo.

“Este é o momento e o espaço para que a população discuta e sugira mudanças que serão reunidas no Plano Operativo de cada regional e, depois, servirão como subsídio para o Plano Municipal de Saúde. Além de ser um importante espaço de participação social, e uma prioridade da gestão Emanuel Pinheiro, a Conferencia é fundamental para que a comunidade possa compreender a dimensão do Sistema Único e assim, somar forças conosco pela manutenção dos direitos sociais e contra o 'desmantelamento' do SUS”, disse ela.

A Conferência Municipal de Saúde em Cuiabá é realizada a cada dois anos (Lei Complementar 094/ 2003) e traz importantes avanços na avaliação e proposição de diretrizes para a política municipal de saúde, daí a expectativa dos organizadores, o Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da SMS.

Programação

A abertura da 12ª Conferencia Municipal de Saúde será às 08:30 horas do dia 12. Às 10 horas acontece a conferencia magna, com o tema “Pela manutenção dos Direitos Sociais e contra o desmonte do SUS”, com o conferencista Fernando Zasso Pigatto, do Conselho Nacional de Saúde.

Após a Conferencia que terá como coordenador o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia, está previsto um debate.

No período da tarde será feita a leitura e aprovação do Regimento da 12ª Conferencia Municipal de Saúde e às 14 horas,  a 1ª Mesa com o tema “Fortalecimento e Ampliação da Participação Social”. Uma das participantes dessa  mesa será  a secretária adjunta de Planejamento e Operação da SMS de Cuiabá, Maria Salete Ribeiro.

As 16 horas tem inicio a segunda mesa de debates sobre o Modelo de Atenção, com a participação do Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas (SP), pós-doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Bolonha, Itália, Túlio Batista Franco e da secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo.

O primeiro dia de Conferencia termina às 18 horas após uma rodada de debates.

A 12º Conferencia Municipal de Saúde prossegue até sexta-feira (14), às 12 horas após a Plenária Final do evento.

Confira aqui a programação completa do evento.