Saúde / VIRADA DE PÁGINA

05 de Setembro de 2019 16h19

“Com o HMC, saúde pública de MT avança em no mínimo, 20 anos”, declarou o presidente do Cosems

05/09/2019

OZIANE RODRIGUES

Assessoria SMS

Arquivo

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), Marco Antônio Norberto declarou que o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Dr. Leony Palma de Carvalho representa um avanço de 20 anos para o Sistema Único de Saúde (SUS) do estado. 

A afirmação, aconteceu nesta quinta-feira (05) durante visita de secretários de Saúde de 13 municípios, dentre eles Nova Canaã do Norte, Sapezal, Figueirópolis, Arenápolis, Diamantino e Barra do Bugres. 

“O HMC é uma prova viva de que politicamente quando se quer fazer as coisas, se faz. Estou impactado, emocionado com o que vi. É um presente para os mais de 3,4 milhões de mato-grossenses que passam a ter um hospital de 1º mundo. A impressão que se tem é que não estamos no Brasil. Sinceramente com o HMC, Mato Grosso dá um salto de, no mínimo, 20 anos de avanços no que se refere à saúde pública”, ressaltou. 

Para o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde (ECSP), Alexandre Beloto, o depoimento do presidente e demais gestores da comitiva do Cosems endossa o título de "case de sucesso", conferido pelo Ministério da Saúde ao HMC.

“Estamos recebendo gestores de diversos estados brasileiros por indicação do Ministério, para que conheçam o modelo de referência que está sendo implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Segundo o órgão, o hospital cuiabano está no rol dos melhores do país e a aprovação do presidente representante máximo do SUS em MT, endossa essa afirmação do Ministério da Saúde”, frisou. 

De acordo com o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, o reconhecimento, sobretudo, demonstra que a gestão está no caminho certo. 

“O prefeito Emanuel pensou cada detalhe do HMC para que a população tivesse realmente uma saúde pública humanizada. E receber o título de "case de sucesso" do Ministério da Saúde e ter este reafirmado por cada ente do SUS que nos visita é gratificante e o sinal de que o prefeito está no caminho certo. E é essa mesma realidade que implantaremos nas demais Atenções da Saúde”, finalizou Pôssas.