Saúde / Dom Aquino

05 de Março de 2016 09h10

Clinica Odontológica do Dom Aquino será entregue nesta segunda-feira

05/03/2016

MARIA BARBANT

Michel Alvim

A Prefeitura de Cuiabá  entrega à população na próxima segunda-feira (7), às 08h00, a Clínica Odontológica Dr. Paulo Henrique Vilá. A unidade, localizada no bairro Dom Aquino, ficou fechada por cerca de um ano período em que passou por reformas. A unidade é considerada de referência no atendimento odontológico e desde a quinta-feira (3) já esta recebendo pacientes.

A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite, explicou que a reforma na unidade abrangeu a rede elétrica, que foi toda mudada, forro e pintura. Além disso, a Clinica ganhou equipamentos novos como ar condicionado, e aparelhos periféricos utilizados nos tratamentos dentários como ultrasom.  

“Existe um projeto de ampliação da unidade que não está descartado mas, precisávamos reabrir a unidade, em razão da grande demanda dos serviços odontológicos”, explicou Cristhiane Leite.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, a unidade voltou a atender  de segunda a sexta-feira, nos três turnos (manhã, tarde e noite). Cada um dos turnos é de quatro horas. “A Clínica possui capacidade instalada de seis equipes odontológicas. Cada profissional cirurgião dentista atende em média  seis pacientes por dia e realiza até três procedimentos por consulta do usuário”.

Com o quadro completo de 18 dentistas na Clinica, são atendidos 108 pacientes por dia com uma média de 324 procedimentos realizados por dia.

A unidade possui 36 funcionários entre cirurgiões-dentistas, auxiliar de Saúde Bucal, técnico em Saúde Bucal e agente operacional e oferecem serviços de dentística restauradora, Urgência, Odontopediatria, Cirurgia Oral Menor, Prótese Dentária e atendimento aos pacientes com Necessidades Especiais.

A coordenadora da unidade, Maria Emília Gomes explicou que para ter acesso aos serviços ofertados pela Clínica Odontológica o usuário precisa comparecer á unidade com um documento pessoal com foto, comprovante de endereço e cartão SUS. Com o comprovante de endereço é feito o cadastramento do usuário na unidade.

“A partir das 07h30 da manhã os usuários podem comparecer à Clínica onde passam por uma triagem. Crianças, idosos, gestantes e pacientes com necessidades especiais têm prioridade e também as urgências. Após a triagem o usuário é encaminhado para o agendado do tratamento que começa na próxima consulta”, explicou a coordenadora.

Josemar Silva, há quatro anos é cliente da unidade. “É ótimo ver a Clinica funcionando novamente. A população precisa dessa unidade. O atendimento aqui é ótimo”. Assim que as portas da unidade foram reabertas Josemar trouxe  seu filho de 4 anos para consulta. Após fazer uma limpeza e exame geral, o filho de Josemar ganhou um kit para higiene bucal.

A coordenadora da unidade explicou que todos os pacientes da Clínica recebem um kit de higiene bucal e participam do programa de Promoção e Prevenção com orientação e entrega de kits de higiene bucal.