Saúde / SAÚDE/TRABALHADOR

29 de Março de 2017 10h49

CIST retoma reuniões e já tem eleição de novos membros em abril

29/03/2017

MARIA BARBANT

A Comissão Interinstitucional em Saúde do Trabalhador (CIST) realizou na tarde desta terça-feira (28), na sala de reuniões do Conselho Municipal de Saúde, sua primeira reunião de trabalho de 2017. Na pauta,  a recomposição da CIST Municipal para o biênio 2017/2019. 

O coordenador da Comissão, Wilson Aparecido Carvalho Cutas explicou que as eleições já estão marcadas para o dia 18 de abril.

“Logo após a eleição para coordenação da comissão, no mesmo dia, acontece a  posse, definição do cronograma de reuniões e planejamento de pautas de interesse dos trabalhadores e governo”.

Representantes de 14 sindicatos, do governo municipal e entidades que atuam na saúde do trabalhador participaram da reunião.

“Em razão do interesse demonstrado pelos participantes nesta reunião estamos na perspectiva de realizar um trabalho diferenciado”, avaliou Cutas.  

Participaram da reunião  representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Seguridade, Trabalho e Previdência Social em Mato Grosso (Sindsprev-MT), dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Mato Grosso (Sintes-MT), dos Trabalhadores na Industria da Construção Civil de Cuiabá (Sintraicccm), dos Trabalhadores de Escritórios de Contabilidade, Assessoramento, Perícia, Advocacia, Consultoria, Auditoria, Autoescola, Despachante, Prestadora de Serviços, Temporários, Terceirizados, Pesquisas e Afins de Mato grosso (Sintraesco), dos Farmacêuticos do Estado de Mato Grosso, dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (Sinodonto), dos Agentes Comunitários  de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Estado de Mato Grosso (Sintrace-MT), dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Pesada e Afins do Estado de Mato Grosso (Sintecomp),  dos Empregados em Postos e Derivados de Petróleo, dos Trabalhadores Autônomos Mototaxistas, Motoboys e Motofrentistas do Estado de Mato Grosso.

Do segmento do governo municipal participaram representantes das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e de Educação, do Centro de Referencia Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), da diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa/SMS), do Instituto Municipal de Saúde de Cuiabá, do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do Cuiabá-PREV.

O que é

A CIST é uma comissão intersetorial do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e tem entre as suas funções acompanhar e fiscalizar os serviços e ações realizadas pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest  Regional).

Também faz parte de suas funções articular as políticas e programas de interesse para a saúde do trabalhador; propor às instituições e entidades que atuem no sentido de eliminar ou reduzir os riscos à saúde do trabalhador; propor e acompanhar a implantação de medidas que visem a melhoria dos serviços de saúde do trabalhador público e privado; propor e acompanhar a implantação de serviços de referência em Saúde do Trabalhador, na assistência à saúde e nos diferentes níveis de complexidade do SUS; entre outras.