Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

24 de Abril de 2018 14h20

Circuito de Saúde Rural promove primeira edição de 2018 nesta quarta-feira

24/04/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

O Projeto Circuito de Saúde Rural realiza nesta quarta-feira (25), a primeira edição de 2018 na comunidade rural Rio dos Peixes. O evento acontecerá das 08h às 17h, na Escola Municipal da Rede de Ensino Básico Estevão Alves Corrêa e no Programa de Saúde da Família (PSF) local.

O projeto foi criado em junho de 2017, por meio de uma parceria entre as diretorias técnicas de Atenção Secundária e Primária da Secretaria de Saúde de Cuiabá, com o objetivo de levar atendimento humanizado às crianças especiais da rede pública municipal de educação da Zona Rural. Entretanto, de acordo com o coordenador da Atenção Secundári, Kennedy Marques  os serviços foram se adequando ao público adulto com a oferta de outros serviços em saúde que por vezes não são realizados pela distância e falta de condução.

“O projeto foi crescendo conforme as solicitações e atualmente ofertamos orientações em saúde odontológica, com distribuição de kits de higiene bucal, palestras sobre prevenção contra as drogas, IST e outros temas, além do atendimento na área de assistência social”, explicou o coordenador.

Conforme a responsável técnica pela Organização e Articulação do Projeto, Mariana Corral o Circuito de Saúde Rural identificou no início das ações 23 casos de crianças e adolescentes da zona rural que estavam há mais de 10 anos fazendo uso de medicações fortíssimas sem atualizar suas receitas.  Por esta razão, houve a necessidade de incluir os atendimentos psicológicos e psiquiátricos para realização de exame, atualização de receitas e acompanhamentos de cada caso de acordo com as necessidades.

“O acompanhamento psicológico e psiquiátrico fez com que oito dessas crianças deixassem de fazer uso das medicações controladas. Além da medicação desnecessária, observamos outras peculiaridades de cada comunidade e por conta disso, aprimoramos os atendimentos e os ampliamos aos adultos”, explicou a RT.

PROGRAMAÇÃO

8h - Café da manhã

8h30 - Consulta com a Neurologista Infantil Drª Viviane C. Quixabeira - Consulta com o psiquiatra Drª Luana Peres Frinck

9h - Palestra sobre sexualidade com o psicólogo  Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo

10h – Palestra sobre saúde bucal com e orientações com a Dentista Sueli Ciappina

13h Palestra sobre saúde bucal com e orientações com a Dentista Sueli Ciappina

13h30 – Atendimento em psiquiatria com a Drª Lia Kim

14h- Palestra sobre sexualidade com o psicólogo  Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo

Serviço

Assunto: Circuito de Saúde Rural

Data: quarta-feira (25)

Hora: 08h às 17h

Locais: Escola Municipal da Rede de Ensino Básico Estevão Alves Corrêa e no Programa de Saúde da Família (PSF) da comunidade rural Rio dos Peixes