Saúde / TUBERCULOSE

28 de Março de 2018 17h09

Centro de Saúde do Pico do Amor encerra a programação do mês de combate à tuberculose

28/03/2018

ROBERTA PENHA

Marcos Vergueiro

Arquivo

O Brasil é um dos países que mais tem ocorrência de tuberculose no mundo – cerca de 40% de todos os casos detectados, e 33% de todos os casos das Américas, de acordo com pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os números são considerados muito altos e figuram predominantemente entre as populações mais vulneráveis, como as pessoas privadas de liberdade, pessoas em situação de rua e indígenas. Em Cuiabá, no ano de 2016 foram 433 casos diagnosticados e em 2017 este número caiu para 380.

Causada pela Mycobacterium tuberculosis, a tuberculose é uma doença infecciosa e que pode matar, caso não seja diagnosticada e tratada adequadamente. Em 1982 Organização Mundial da Saúde (OMS) estipulou o dia 24 de março como Dia Internacional de Combate à Tuberculose , homenageando os 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose pelo médico Robert Koch, que aconteceu em 24 de março de 1882.

A Secretaria Municipal de Saúde  (SMS) realizou, ao longo do mês de março atividades de prevenção à tuberculose, em diferentes locais da capital mato-grossense. “Realizamos várias palestras de conscientização sobre a doença  que, em muitos casos não apresenta sintomas, ou quando apresenta, pode ser confundida com uma gripe. O grande perigo é que ela é altamente contagiosa, pois é transmitida por meio de gotículas de saliva expelida pelo doente enquanto ele fala, espirra ou tosse”, explica Michelle Jesus do Nascimento, coordenadora dos Programas Especiais da SMS.

Os locais que receberam as ações de conscientização à prevenção da tuberculose foram: Penitenciaria Feminina, Centro de Ressocialização de Cuiabá, Penitenciária Central do Estado, Assembleia Legislativa, além da Unidade de Saúde do Praieiro, Centro de Saúde do Campo Velho, Posto de saúde do Jardim Imperial e Unidade de Saúde do Pedregal. Para fechar a programação do mês, nesta quinta-feira (29) a ação será realizada no Centro de Saúde do Pico do Amor, às 8h e às 13h. A equipe da unidade ministrará uma palestra abordando os sinais e sintomas da tuberculose, bem como métodos para evitar o contágio.

 

 

Sintomas da tuberculose

 

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são:
- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
- Cansaço excessivo e prostração;
- Febre baixa geralmente no período da tarde; 
- Suor noturno;
- Falta de apetite;
- Emagrecimento acentuado;
- Rouquidão.


Serviço:

O que: Palestra de conscientização à prevenção da tuberculose

Quando: Quinta-feira, 28/03/18 às 8h e às 13h

Onde: Centro de saúde do Pico do Amor