Saúde / AVANÇO

03 de Outubro de 2018 11h27

Central de Regulação capacita servidores para fortalecer contato com pacientes

03/10/2018

OZIANE RODRIGUES

Arquivo

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá segue avançando nas melhorias para ofertar atendimentos cada vez mais humanizados à população que busca os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. Com esse foco, a Central de Regulação do Sistema Único de Saúde está ofertando aos servidores da rede de Atenção Básica capacitações sobre a Requalificação em Processos de Regulação, na qual se incluem diversas dinâmicas, dentre elas estudos de casos e o moderno “over view” (tire dúvidas).

Os treinamentos, que tiveram início no dia 25 de setembro e seguem até 18 de outubro, visam levar aos mais de 300 servidores das cinco regionais – Leste, Oeste, Norte, Sul, além da zona rural - orientações sobre a forma correta de inserção dos pedidos médicos no Sistema de Regulação (SISREG), bem como buscar alternativas para combater o alto índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos agendados). 

Outra intenção, de acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Lileine Lúcia da Silva, é fortalecer o vínculo do órgão regulador com os demais setores da Saúde. “É crucial que os setores entendam que são partes integrantes de um processo de saúde e que a fragmentação das ações tendem a fragilizar a Rede de Atenção à Saúde. Com esse entendimento conseguiremos garantir que os pacientes sejam regulados adequadamente e, subsequente, que recebam todas as informações pertinentes aos procedimentos agendados”, frisou. 

Diante disso, a expectativa, segundo ela, é que todos saiam deste treinamento conhecendo os processos regulatórios, sensibilizados pelas ações de busca ativa de seus pacientes para os devidos agendamentos e, principalmente, sobre a continuidade do atendimento por meio do monitoramento pela rede. “O paciente não deixa de existir para a unidade quando é encaminhado para Central de Regulação. Pelo contrário, ele precisa ser acompanhado por todos, até sua alta clínica”, finalizou Silva.

PROGRAMAÇÃO

Dia 25, 26 e 27 de setembro de 2018 – Turma 01 – Regional Norte

Dia 02, 03 e 04 de outubro de 2018 – Turma 02 – Regional Oeste e zona rural

Dia 09, 10 e 11 de outubro de 2018 – Turma 03 – Regional Sul

Dia 16, 17 e 18 de outubro de 2018 – Turma 04 – Regional Leste

Após conclusão das capacitações para os servidores da Atenção Básica, a Central de Regulação ofertará para os da Atenção Secundária – inseridos na média e alta complexidade.