Saúde / CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO

16 de Abril de 2018 16h22

Centenas de pessoas são atendidas no primeiro dia da Caravana da Transformação

16/04/2018

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Começou na manhã desta segunda-feira (16), a 13ª edição da Caravana da Transformação, evento do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Cuiabá. Centenas de pessoas, com idade igual ou superior a 55 anos estiveram na Arena Pantanal para passarem pela consulta oftalmológica para diagnóstico e encaminhamento para as cirurgias de catarata, pterígio e yag laser, que serão realizadas a partir de quinta-feira (19).

Durante a abertura, o governador Pedro Taques disse que a Caravana já passou por mais de 122 municípios com mais de 50 mil cirurgias realizadas e que nesta edição chegarão perto de 140 municípios envolvidos. “A nossa expectativa é que façamos de 15 a 20 mil cirurgias de catarata e dos outros dois procedimentos. O preço médio das cirurgias em hospitais particulares é em torno de 7 mil reais cada olho. Aqui dentro o custo é  de 747,00 reais pela tabela SUS e o cidadão não vai pagar nada. O estado está  devolvendo ao cidadão os impostos que ele paga. Esta edição da Caravana da Transformação já é um sucesso graças à parceria com os municípios do vale do Rio Cuiabá”, enfatizou o governador.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro é uma grande felicidade ter a oportunidade de oferecer esta ação a milhares de homens e mulheres que não têm condições de pagar uma consulta particular, uma cirurgia particular e que estão esperando há bastante tempo na fila do SUS. “Proporcionar isso para a minha gente, pro meu povo em parceria com o Governo do Estado é uma realização política como prefeito de Cuiabá, e uma realização pessoal como cidadão. É uma felicidade poder promover isso para a nossa gente e ver agora uma pessoa idosa enxergar melhor, evitando os problemas que uma visão com catarata ou pterígio podem ocasionar. O que estamos oferecendo à população  é humanização, é respeito, é carinho, é gostar de gente e é ter o compromisso prioritário com os mais carentes, com as famílias que mais precisam de nós: o governador do estado e o prefeito da capital. O governador Pedro Taques está de parabéns e também toda a nossa equipe que se mobilizou para que esta Caravana da Transformação seja um sucesso em Cuiabá e atenda o maior número possível de homens e mulheres que precisam dos atendimentos”, comentou Emanuel.

O senhor Lucilo Batista da Silva, de 64 anos é de Cuiabá e tem pterígio.  Para ele a Caravana da transformação é uma ação muito boa que o governo e a prefeitura estão realizando. “A população que precisa desse benefício fica muito agradecida. Vou aproveitar esta ação porque não é sempre que temos isso. É uma ótima oportunidade para a população de baixa renda, para pessoas que realmente necessitam. Não faço ideia sobre o quanto custa uma cirurgia dessas, mas tenho certeza que não teria condições de pagar. Agradeço muito ao prefeito e ao governador”, disse o paciente. A senhora Marilene Pedroso Cornélio da Silva, também de 64 anos está aguardando o exame para saber que tipo de cirurgia vai fazer nos olhos. “Essa ação que o governo e a prefeitura estão fazendo é maravilhosa. É uma coisa de Deus, coisa de amor, porque para fazermos uma cirurgia fora do SUS não damos conta. Só tenho a agradecer! Parabéns aos organizadores, porque esta ação atende ao público que não tem condição”, elogiou.

O secretário municipal de saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia avalia a Caravana como uma ação extremamente positiva para a população cuiabana. “É uma oportunidade para a população fazer alguns procedimentos que estavam represados na Central de Regulação. Vemos a caravana com bons olhos, pois teremos a chance de tirar cerca de 10 mil pessoas de Cuiabá da fila de espera, dando mais celeridade aos atendimentos. Muitas pessoas que estavam esperando há bastante tempo poderão ser beneficiadas com as cirurgias, que vão devolver o bom funcionamento da visão”.  O secretário adjunto da secretaria de municipal de saúde, Milton Corrêa da Costa Neto também considera a ação muito positiva para toda a população. O evento já é um sucesso”, afirmou Milton.

 

A Caravana acontecerá em Cuiabá, de 16 de abril a 10 de maio, na Arena Pantanal e ofertará 35 mil atendimentos médicos oftalmológicos, além de serviços de cidadania. Deste total, 10 mil serão destinados aos pacientes de Cuiabá e os demais contemplarão os municípios de Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.