Saúde / HUMANIZAÇÃO

17 de Julho de 2018 13h06

Cartas de pacientes e acompanhantes atestam 99% de aprovação do Hospital São Benedito

17/07/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

É cada vez mais comum para o setor de Ouvidoria do Hospital Municipal São Benedito receber de seus pacientes ou mesmo dos acompanhantes, cartas e bilhetes contendo elogios e agradecimentos aos serviços prestados. Escritas a próprio punho, as manifestações de agradecimentos atestam que o princípio da gestão Emanuel Pinheiro - que é humanizar os atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá elevou o índice de satisfação da unidade hospitalar de 90,6%, para 99%.

Além dos depoimentos fraternos, o elevado índice de aprovação também é constatado por meio de levantamento diário realizado pela ouvidoria do hospital, que leva em consideração nove itens. Dentre os serviços avaliados estão o atendimento da recepção, limpeza do hospital, alimentação, equipe de enfermagem, equipe médica, demais profissionais da saúde (psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, intensivistas e assistentes sociais), permanência no hospital, pós-cirúrgico e avaliação geral da unidade.

Dos elementos mensurados, o São Benedito repetiu a sequência conquistada em 2017, onde o atendimento da recepção à equipe médica, limpeza do Hospital e estrutura física da unidade foram avaliados pelos pacientes como pontos máximos de satisfação, obtendo respectivamente 99%, 98,4%, 98,7%.

Para o diretor geral e administrativo do São Benedito, Oseas Machado, tanto as cartas quanto as avaliações são importantes ferramentas que auxiliam na condução dos trabalhos. “As cartas e avaliações internas funcionam como combustível para que avancemos cada vez mais na humanização dos serviços aos nossos pacientes, como preza nosso prefeito Emanuel Pinheiro”, frisou Machado.

REFERÊNCIA

Referência em alta complexidade para Mato Grosso, outros estados e até países vizinhos, como a Bolívia, o Hospital Municipal São Benedito tem ultrapassado a cada mês as metas contratuais para a realização de cirurgias de ortopedia e neurologia e com isso segue atuando como fonte ‘desafogadora’ do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

Veja algumas cartas em anexo.