Saúde / 0800-647-2242

05 de Abril de 2020 07h05

Canal de orientação gratuito sobre o novo Coronavírus recebe mais de 150 ligações na primeira semana

05/04/2020

NAIARA LEONOR

Agência Brasil

Com uma semana de funcionamento, a linha 0800 para esclarecimento de dúvidas sobre o novo Coronavírus vem se tornando mais um canal de comunicação entre a Prefeitura de Cuiabá e a população neste momento de atenção redobrada ao cumprimento das medidas de combate ao vírus. De acordo com a Secretária de Saúde, foram 157 ligações recebidas desde o primeiro dia de funcionamento, dia 30 de março, até o dia 03 de abril, quando o canal completou uma semana de funcionamento.

Pelo número 0800-647-2242, quatro profissionais da área da saúde respondem as dúvidas da população neste momento de pandemia do novo Coronavírus, de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h, sem pausa no horário de almoço.

“Todas estas orientações são importantes para que as pessoas não se desespere e sobrecarregue o nosso sistema de saúde. Estamos à disposição da população para sanar as dúvidas relacionadas ao novo Coronavírus”, comentou a coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos, Cristiane Weiler.

Dentre os principais questionamentos da população está a identificação de quais são os sintomas característicos do novo Coronavírus, detalhes sobre isolamento social, quando e onde procurar atendimento médico.

As atendentes receberam treinamento para responder aos principais questionamentos sobre os cuidados no combate ao vírus e são constantemente assessoradas pela gerente de Vigilância de Doenças e Agravos, Flávia Guimarães e todas as informações passadas à população tem como fonte o Ministério da Saúde, boletins epidemiológicos e decretos Municipais.

Para o secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho esse tipo de ferramenta é essencial para acalmar a população que está sendo bombardeada de informações e muitas vezes não sabe em que acreditar.

“A instalação deste canal de comunicação com a população foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e vem se provando uma ferramenta muito importante na educação para o combate ao novo Coronavírus. Mas é importante ressaltar que resultados de exames não serão informados por este número e pedidos de exames também não devem ser feitos”, finalizou o secretário.