Saúde / PREVENÇÃO

21 de Março de 2017 14h00

Campanhas de combate às doenças bucais de 2017 recomeçam dia 25

21/03/2017

MARIA BARBANT

Divulgação Secretaria Municipal de Saúde

No próximo dia 25, das 08:00 às 11:00 horas, na Clínica Odontológica do bairro Dom Aquino acontece a primeira etapa da campanha de combate as doenças bucais. A campanha faz parte do Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca e, para que a população possa acessar mais facilmente o serviço, é realizada sempre aos sábados, nos Centros de Especialidades e Clinicas Odontológicas localizadas nos bairros Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Planalto, Verdão, Osmar Cabral, CPA 3, Tijucal, Jardim Leblon e Coxipó.

A campanha tem como objetivo, alertar a população sobre a importância da realização e exames bem como fazer a  busca ativa das lesões suspeitas de câncer de boca. Ao longo do ano, esse trabalho é feito de forma rotineira pelos profissionais nas Clinicas Odontológicas e Centros de Especialidades e a campanha, serve de alerta à população.

Nos últimos dois anos (2015 e 2016) foram realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, municípios parceiros na ação,  25 campanhas com 1.053 pessoas atendidas. Nesse período 123 pessoas foram encaminhadas fazerem exames de investigação diagnóstica (lesões benignas). Ao todo foram diagnosticados 04 casos de CA e 04 casos de lesões potencialmente malignas.

A coordenadora da Saúde Bucal, da SMS de Cuiabá, Christiane Almeida Leite, lembra mais uma vez os objetivos da campanha, fortalecer e dar visibilidade as ações de buscas às lesões suspeitas do câncer de boca. “É mais uma  oportunidade para orientarmos a população sobre a necessidade de eliminar os fatores de risco e adotar medidas  preventivas", explicou.

A  estomatologista Diurianne França entretanto lamenta que em todos esses anos de campanhas a procura pelo serviço por parte da população  ainda seja pequena  e enfatiza  que esta é uma questão de saúde pública e de conscientização.

Para se ter uma ideia da importância da ação, em relação a 2017, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no Brasil sejam descobertos mais de 15 mil novos casos de câncer de boca. “Para Mato Grosso, a estimativa do INCA é de que sejam 180 novos casos/ 100 mil habitantes. As campanhas são ações de conscientização porque além dos exames, levamos informações à  população em relação  aos principais fatores de risco da doença e a importância de visitar preventivamente o dentista a cada 6 meses pois as doenças bucais, na fase inicial, geralmente não causam dor”, alertou. 

O projeto criado em 2013, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, em parceria com o curso de Odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), o Telessaude MT e a Liga Academica de Combate ao Cancer de Boca-MT(LACCAnBo) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO). 

Atendimentos

Em 2015, o Programa Permanente de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca realizou oito campanhas preventivas. Um total de 240 pessoas procuraram os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, nas unidades odontológicas.

Desse total, 39 foram encaminhadas aos Centros de Especialidades Odontológicas para esclarecimento do diagnóstico das alterações e posterior tratamento, nos casos em que a doença foi constatada.

Em 2016, foram realizadas 10 campanhas preventivas com 171 pessoas atendidas, 47 lesões detectadas, oito delas potencialmente malignas. Todos os casos foram encaminhados para investigação diagnóstica e tratamento.

Doença

O câncer de boca é uma doença genética complexa e multifatorial, agressiva e mutilante. Os fatores ambientais entre eles, os relacionados ao estilo de vida como a utilização do tabaco, álcool, exposição solar sem proteção, o papiloma vírus (HPV) e uma dieta desequilibrada, são determinantes no aparecimento da doença.

Cada vez mais, jovens adultos de até 40 anos, têm apresentado tumores malignos em cabeça e pescoço. A média etária de pessoas com câncer nessas áreas tem caído e hoje atinge cerca de 30 a 40% de pessoas que não são tabagistas nem etilista.

Serviço

Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca – Câncer de Boca

1ª Etapa 2017

Data – 25/03

Horário – 08 às 11 horas

Local – Clinica Odontológica “Dr.  Paulo Henrique Vilá”, no bairro Dom Aquino

Avenida Carmindo de Campos, s/nº, bairro Dom Aquino