Saúde / CAMPANHA/MEDICAMENTOS

04 de Maio de 2017 09h00

Campanha vai alertar população sobre o uso racional de medicamentos

04/05/2017

MARIA BARBANT

Daniele Danchura

Arquivo

Evento realizado pela equipe do Programa da Saúde da Família (PSF) Canjica para hipertensos e diabéticos teve medição de glicemia, pressão arterial e exercícios de alongamento.

A Secretaria de Saúde de Cuiabá participa na próxima sexta-feira (5), na Praça Ipiranga, das 08:00 às 12:00 horas, das ações pela  Campanha do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Durante toda a manhã serão oferecidos serviços de saúde e orientações para a população.

“O evento de iniciativa do Conselho Regional de Farmácia em parceria com universidades locais, e a Secretaria de Saúde de Cuiabá tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre o uso correto dos medicamentos, os riscos da automedicação e, a importância da orientação do profissional farmacêutico”, explicou a coordenadora de Assistência Farmacêutica da SMS de Cuiabá, Cristiane Oliveira Rodrigues.

Durante a ação, a população  poderá aferir a pressão arterial, verificar a glicose sanguínea  e ainda receber orientações sobre o uso racional de  medicamentos e o descarte correto de medicamentos  vencidos, pelos alunos e professores dos Cursos de Farmácia das Universidades de Cuiabá (UNIC), Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) e Universidade de Várzea Grande (Univag).

Você sabia?

Segundo especialistas o uso incorreto de medicamentos pode até matar. Um dado divulgado pelo  Conselho Federal de Farmácia (CFF),  mostra que os medicamentos são a principal causa de intoxicação no país. Em 2012 eles responderam por 27,27% de todos os casos registrados no Brasil  e, a automedicação pode causar efeitos irreparáveis. Nesse sentido, as farmácias tem que ser vistas como estabelecimentos de saúde e não como um comércio.

Em relação aos medicamentos vencidos  a SMS estuda uma forma de  disponibilizar nas unidades de saúde postos de coleta para que a população descarte esses medicamentos (vencidos), que foram dispensados pela própria rede municipal de saúde.

A Campanha de 5 de Maio é uma iniciativa do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MT), em parceria Sindicato dos Farmacêuticos (Sinfar-MT) , universidades locais e a  SMS Cuiabá.

Serviço

Campanha de 5 de maio – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Dia – 5 de maio

Horário – das 08:00 às 12:00 horas

Local: Praça Ipiranga

(Com CFF e CRF-MT)