Saúde / QUARTA ETAPA

26 de Maio de 2017 16h58

Campanha preventiva de doenças bucais será no Centro Odontológico do Planalto

26/05/2017

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

Neste sábado (27), no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do Planalto, das 08:00 às 12:00 horas, acontece a quarta etapa da campanha permanente preventiva de combate às doenças bucais. A campanha faz parte do Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca e, para que a população possa acessar mais facilmente o serviço, é realizada sempre aos sábados, nos Centros de Especialidades e Clinicas Odontológicas localizadas nos bairros Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Planalto, Verdão, Osmar Cabral, CPA 3, Tijucal, Jardim Leblon e Coxipó.

A coordenadora de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Diolena  Sguarezi explicou que um dos objetivos da campanha é alertar a população sobre a importância da realização de exames de rotina. Durante a campanha os profissionais aproveitam para fazer a  busca ativa das lesões suspeitas de câncer de boca.

“Nas Clínicas Odontológicas e Centros de Especialidades, esse trabalho  é realizado de forma rotineira pelos profissionais, durante todo o ano. A campanha é uma forma de alertar a população em relação aos cuidados com a saúde bucal, reforçando as orientações em relação ao auto exame. As campanhas também permitem  dar maior visibilidade as ações de busca às lesões suspeitas de câncer de boca”, explicou.

Além de exames, durante a campanha os profissionais orientam a população sobre a importância de eliminar os fatores de risco (tabagismo, consumo de álcool e exposição solar) e adotar medidas de prevenção.

Este ano já foram realizadas três  etapas da campanha, na  Clinica Odontológica do bairro Dom Aquino, na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Santa Izabel I e na Clinica Odontológica do bairro Pascoal Ramos.

Nas duas primeiras etapas (CO Dom Aquino e PSF Santa Izabel) foram examinadas 86 pessoas, desse total, 20 foram encaminhadas para exames de investigação diagnóstica e um caso de câncer de boca foi confirmado.

Números

Em 2015 e 2016, em Cuiabá e Várzea Grande, municípios parceiros na ação, foram realizadas 25 campanhas com o atendimento a 1.053. Nesse período 123 pessoas foram encaminhadas para exames de investigação diagnóstica (lesões benignas). Ao todo foram diagnosticados 04 casos de CA e 04 casos de lesões potencialmente malignas.

Iniciativas como essa são fundamentais. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que este ano sejam descobertos no Brasil mais de 15 mil novos casos de câncer de boca. Em  Mato Grosso, a estimativa do INCA é de que sejam 180 novos casos/100 mil habitantes.

O Programa de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca foi criado  em  2013, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o curso de Odontologia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), o Telessaude MT,  a Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca-MT(LACCAnBo) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO). 

Doença

O câncer de boca é uma doença genética complexa e multifatorial, agressiva e mutilante. Os fatores ambientais entre eles, os relacionados ao estilo de vida como a utilização do tabaco, álcool, exposição solar sem proteção, o papiloma vírus (HPV) e uma dieta desequilibrada, são determinantes no aparecimento da doença.

Cada vez mais, jovens adultos de até 40 anos, têm apresentado tumores malignos em cabeça e pescoço. A média etária de pessoas com câncer nessas áreas tem caído e hoje atinge cerca de 30 a 40% de pessoas que não são tabagistas nem etilistas.

 

Serviço

Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca

4ª Etapa 2017

Data – 26/05

Horário – 08 às 12 horas

Local – Clinica Odontológica “Ranulfo Ângelo da Silva”, no  bairro Planalto

Avenida dos Trabalhadores, ao lado da Policlínica do Planalto,