Saúde / SAÚDE DO HOMEM

16 de Novembro de 2021 08h46

Campanha 'Novembro Azul' tem boa adesão nas unidades básicas de saúde na capital

16/11/2021

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Arquivo

A Unidade Básica de Saúde Terra Nova/Canjica realizou no último sábado uma ação voltada para a campanha Novembro Azul. O objetivo da campanha é reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, bem como incentivar os homens a cuidarem da saúde, estimulando-os a buscar uma vida mais saudável, enfrentando principalmente a hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras doenças.

Cerca de 70 homens estiveram na UBS para fazer exames básicos de sangue, além do PSA (Antígeno Prostático Específico), que indica possíveis alterações na próstata. No local eles também passaram por verificação de pressão, glicemia, teste rápido de sífilis, hepatite B, hepatite C, e puderam atualizar o cartão de vacinação com as vacinas de rotina e até mesmo vacina contra o coronavírus. “Realizamos também uma palestra sobre a importância do acompanhamento da saúde do homem, porque percebemos que o homem vem pouco na unidade de saúde, bem menos do que a mulher. Com essa falta de cuidados, eles correm o risco do surgimento de diabetes, hipertensão, entre outros males”, comentou Evineide Albuês, enfermeira da UBS Cajnica.

Liriana Amorim,  enfermeira do Terra Nova explicou como conseguiram uma boa adesão dos homens ao evento de sábado. “Os agentes comunitários de saúde fizeram a busca ativa durante toda a semana e fizemos o pré-agendamento dos exames. Aproveitamos a oportunidade para pedir não apenas o exame de PSA, que é específico para prevenção de câncer de próstata, solicitamos também uma bateria de exames de rotina, porque muitas vezes percebemos que o homem não tem tanto essa cultura de se cuidar. Num segundo momento vamos agendar as consultas com os médicos da unidade para avaliarem os exames que derem alterados. Este é um momento para os homens se cuidarem, não apenas em relação ao câncer de próstata, mas como um todo”, explicou.

O autônimo Luiz Paulo Martins, 58 anos foi um dos participantes do evento. Faço controle de pré diabetes e pressão alta aqui na unidade de saúde, poque gosto muito do atendimento daqui. Eu deixo de usar o atendimento pelo plano de saúde para vir no posto de saúde, poque o trabalho que realizam é fantástico. Essa iniciativa do Novembro Azul é extremamente importante porque precisamos estar bem informados, sobretudo quando se trata da nossa saúde”, elogiou.

Ariovaldo Rezende Nunes, de 60 anos, motorista de aplicativo diz que desde os 40 anos se cuida regularmente. Todo ano faço o exame de sangue, o PSA para me cuidar. Depois dos 40 anos comecei a cuidar mais. Melhor ter saúde do que ficar com medo dos exames, não prevenir e acabar ficando doente, podendo até morrer. Além disso, gosto muito do atendimento desta unidade de saúde, a equipe é muito boa”, finalizou.  

A UBS Jardim Imperial 1 também realizou o evento do Novembro Azul na mesma data, com uma ótima adesão do público masculino. “Oferecemos os exames de rotina, PSA, aferição de pressão e glicemia e fizemos palestra para os presentes sobre a importância da prevenção de câncer de próstata, além de orientações gerais”, informou Zulmira de Moura, enfermeira do Jd Imperial 1.