Saúde /

25 de Agosto de 2010 13h45

Campanha de Vacinação Contra Raiva tem continuidade em Cuiabá

25/08/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

De acordo com informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Cuiabá não foi suspensa e nem está paralisada. A vacinação  foi suspensa em alguns estados brasileiros,  em razão de uma situação inusitada: muitos animais apresentaram altos índices de efeitos colaterais após a aplicação da dose de vacina anti-raiva.

egundo a coordenadora do CCZ, Alessandra Carvalho, não é incomum ocorrer mortes de animais depois de serem vacinados em conseqüência de baixa imunidade ou devido ao estado avançado de algumas moléstias. “Nós vacinamos todos os animais. Às vezes os bichos já estão doentes, já vêm com o organismo comprometido e a vacina pode desencadear uma possível reação. O que temos que ficar atentos é com o percentual de mortes. Por enquanto a campanha tem continuidade em Cuiabá, sem alterações”, explicou.

Em São Paulo
que suspendeu temporariamente a campanha de vacinação, em 38% dos casos, os animais apresentaram reações consideradas graves como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias.

Em Cuiabá, conforme Alessandra, as ocorrências estão dentro do esperado. “Todos os anos nos preparamos para isso. Estamos esperando um posicionamento do Governo do Estado que decidirá, ou não, pela suspensão da Campanha aqui em Cuiabá. Por hora a campanha segue um ritmo normal, com nossos agentes nas ruas cumprindo as metas da vacinação”, concluiu a Coordenadora.

 

Maiores Informações:
3617-7379