Saúde / Câncer na boca

28 de Junho de 2016 10h32

Campanha de diagnóstico e prevenção atende 42 pessoas no bairro Dom Aquino

28/06/2016

MARIA BARBANT

Divulgação Secretaria Municipal de Saúde

Arquivo

Profissionais da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá atenderam no final de semana, 42 pessoas na campanha permanente de diagnóstico e prevenção do câncer de boca. Durante a ação realizada no Centro de Especialidades Odontólogicas (CEO) do bairro Dom Aquino,  cinco pessoas, sendo quatro adultos e uma criança, apresentaram alterações com necessidade de investigação diagnóstica. Também durante a ação foi detectado um caso suspeito de lesão potencialmente maligna. Todos os casos foram encaminhados para exames e tratamento.

A ação, foi  a segunda etapa da campanha que este ano será realizada em 10  etapas, nos Centros de Especialidades Odontológicas e Clinicas Odontológicas nos bairros Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Planalto, Verdão, Osmar Cabral, Jardim Leblon, CPA 3, Tijucal e Coxipó, com o objetivo fazer a busca ativa das lesões suspeitas de câncer de boca.

A próxima etapa, a terceira, será no dia  23 de julho, no  Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do bairro  Pascoal Ramos, das 8 às 11 horas.
“Nosso objetivo é fortalecer as ações de  buscas às  lesões suspeitas do câncer de boca, orientar  a população sobre a necessidade de eliminar os  fatores de risco associados ao desenvolvimento dessas doenças e ainda a distribuição de kits de higiene oral”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite.

O câncer de boca é considerado um problema de saúde pública. Em 2016, por exemplo, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), haverá 11.280 novos casos em homens e 4.010 em mulheres. Em Mato Grosso a estimativa segundo o sexo é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres, considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitante

No ano passado, o Programa Permanente de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca realizou oito campanhas preventivas. Um total de 240 pessoas procuraram os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, nas unidades odontológicas.

Desse total, 39 pessoas foram encaminhadas aos Centros de Especialidades Odontológicas para esclarecimento do diagnóstico das alterações e posterior tratamento, nos casos em que a doença foi constatada.

Doença

De acordo com a estomatologista  Diurianne França, o câncer de boca é uma doença genética complexa e multifatorial. Os fatores ambientais entre eles, os  relacionados ao estilo de vida como a utilização do tabaco, álcool, exposição solar sem proteção, o papiloma vírus (HPV) e uma dieta desequilibrada, são determinantes no aparecimento da doença.

“Cada vez mais, jovens adultos de até 40 anos, têm apresentado tumores malignos em cabeça e pescoço. A média etária de pessoas com câncer nessas áreas tem caído e hoje atinge cerca de 30 a 40% de pessoas que não são tabagistas nem etilistas”, relata Diurianne França.

Para  Diurianne França a  educação e o acesso as informações relacionadas aos fatores de risco, sinais e sintomas de alerta e a realização do autoexame bucal, além da capacitação dos profissionais cirurgiões-dentistas, são fundamentais para o diagnóstico precoce das doenças bucais e seu tratamento.

A população deve estar alerta às próximas etapas da Campanha  Permanente de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca, que acontecem sempre das 8 às 11 horas.

 

Programação

Julho
Dia 23 – Centro de Especialidades Odontológicas Pascoal Ramos

Agosto
Dia 13 – Centro de Especialidades Odontológicas Jardim Vitória

Dia 27 – Centro de Especialidades Odontológicas Planalto

Setembro
Dia 24 – Centro de Especialidades Odontológicas Verdão

Outubro
Dia 08 –  Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral

Dia 29 – Clínica Odontológica Jardim Leblon

Novembro
Dia 12-  Centro de Especialidades Odontológicas do Tijucal

Dia 26 –  Clinica Odontológica do CPA 3

Dezembro
Dia 03 – Clínica Odontológica Do Coxipó