Saúde / VACINAÇÃO

07 de Abril de 2020 15h32

Calendário vacinal de rotina está suspenso até 15 de abril

07/04/2020

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Arquivo

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu o calendário vacinal de rotina durante a primeira fase da campanha de vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 15 de abril. Neste período os PSFs e Centros de Saúde vão realizar apenas a vacina contra a gripe Influenza no público alvo estabelecido para o período.

Esta decisão foi tomada com o objetivo de diminuir o contato de pais e crianças com os idosos e profissionais de saúde que estão circulando nas Unidades Básicas, pois estas são as pessoas que fazem parte do público alvo desta primeira fase de vacinação e que mais vêm apresentando complicações devido à Covid-19. “Como o calendário da vacinação para idosos e profissionais da saúde contra a Influenza é de 23 de março à 15 de abril deste ano, o Ministério decidiu suspender temporariamente o calendário vacinal de rotina durante esse período por causa da pandemia do coronavírus. A previsão de retomada das atividades normais de vacinação em todos os postos é a partir de 16 de abril”, explicou Wellington Assunção Ferreira, Coordenador de Programas Estratégicos. 

A partir de 16 de abril as estratégias serão organizadas para atualização da caderneta de vacinação de crianças dos grupos pertencentes aos demais calendários do Sistema Único de Saúde e das demais fases da Campanha de Vacinação contra a influenza. São consideradas vacinas de rotina as doses de tetravalente, poliomielite, tríplice viral, hepatite, febre amarela, entre outras.

Em relação à vacinação da Influenza, o coordenador revela que devido ao feriado prolongado, a vacinação será retomada na próxima semana. “A previsão é que a Vigilância receba as doses de vacina hoje à tarde. Como teremos o feriado prolongado, as vacinas deverão começar a ser distribuídas nos postos na terça-feira (13). Sendo assim, a campanha para idosos e profissionais da saúde será realizada na quarta-feira (15). 

Influenza

A influenza é uma infecção que pode se apresentar com gravidade, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A hospitalização e morte ocorre principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e de cerca de 290 mil a 650 mil mortes.

Coronavírus

Surgida no final de 2019, a Covid-19 é uma doença infecciosa causada por um vírus recém-descoberto. Uma de suas características é o alto índice de contaminação, no entanto, a maioria das pessoas infectadas com o vírus apresentará doença respiratória leve ou moderada e se recuperará sem a necessidade de tratamento especial, porém alguns grupos como os idosos têm mais probabilidade de desenvolver formas graves da doença.