Saúde / VACINA CUIABÁ

09 de Fevereiro de 2021 08h00

Baixo percentual de perdas técnicas de vacina é resultado de monitoramento rigoroso da equipe

09/02/2021

ROBERTA PENHA

Luiz Alves

Na capital mato grossense as vacinas contra o coronavírus seguem um controle rígido por parte da equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Cuiabá para evitar perdas técnicas. O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 prevê um percentual de reserva de 5% do estoque de vacinas, para a reposição das doses perdidas. Essas perdas têm como causas mais comuns a quebra de algum frasco devido a transporte inadequado, acidente em sala de vacinação, oscilação da temperatura de armazenamento e aspiração das doses nos frascos.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira em Cuiabá as perdas técnicas de doses das vacinas estão bem abaixo do percentual previsto pelo Plano Nacional. “Nossas perdas estão em torno de 2% das doses. Tivemos um frasco que veio sem rótulo, e neste caso não podemos utilizar. Em outro frasco percebemos a presença de partículas estranhas, por isso também não utilizamos. As outras perdas foram causadas pela aspiração da vacina em frascos de 10 doses, que em alguns casos alcançam de 8 a 9 doses”, explicou Valéria. Ela ressaltou que até o momento não houve nenhuma quebra de frascos e nem perda por passar do prazo de validade.

Até esta segunda-feira (08) Cuiabá recebeu um total de 18.693 doses de vacina contra o coronavírus, entre a Coronavac e a Covishield, do laboratório AstraZeneca. A primeira remessa recebida foi em 20/01, com um total de 8027 doses de Coronavac. Em 26/01 a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 6630 doses da Covishield e mais 3030 de Coronavac. Em 27/01 foram recebidas mais 510 doses e em 02/02 mais 496, ambas remessas de Coronavac. Todas essas doses foram utilizadas para a imunização de trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados. Para a segunda dose, Cuiabá recebeu a mesma quantidade da primeira remessa.

O prefeito Emanuel Pinheiro elogiou o cuidado e a organização da equipe responsável pela campanha Vacina Cuiabá. “Sabemos o quanto toda a população está ansiosa para ser vacinada, por isso cada frasco de vacina vale ouro. Cada frasco deste contém a esperança de milhares de pessoas que estão sofrendo com este vírus que já ceifou tantas vidas e já causou tanta tristeza em todo o mundo. Agradeço a todos que estão envolvidos na campanha pelo esforço e dedicação. O sucesso desta vacinação é fruto do empenho de todos vocês”.