Saúde /

24 de Agosto de 2010 13h35

Baixa umidade do ar pode aumentar atendimentos em Policlínicas

24/08/2010

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

O secretário Municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, acredita que pode haver um aumento de 40% no índice de atendimento das seis Policlínicas de Cuiabá durante os meses de agosto e setembro deste ano, devido à baixa umidade do ar. Em janeiro, foram atendidas 36.870 pessoas nas 06 unidades de saúde, enquanto que em julho elas atenderam 38.192 pessoas, de modo que nos dois meses seguintes estima-se um aumento ainda mais expressivo, devido aos agravos climáticos na região Centro-Oeste.

Maurélio Ribeiro disse que todas as Policlínicas estão preparadas para atender a população durante este período crítico. Ele acrescentou que estas unidades de saúde dispõem de clínicos gerais, pediatras e especialistas em pneumologia preparados para oferecer o atendimento que a população necessitar.

Além do atendimento, Maurélio Ribeiro, orienta a população para os cuidados que o cidadão deve tomar para evitar os agravos à saúde.  “O clima está muito seco. É necessário seguir a risca a recomendação para a ingestão de mais líquidos, optar por refeições mais leves, diminuir as atividades físicas e umedecer os ambientes com toalhas molhadas ou recipientes com água”, ressaltou.

Conforme o Boletim Informativo da Vigilância, que monitora a qualidade do ar, a média registrada em Cuiabá encontra-se em 15%, ou seja, bem abaixo do padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera ideal o índice de 60%. Em alguns horários dia, o índice de umidade do ar pode cair ainda mais e chegar a média de 13%.

Para o secretário de Saúde, a preocupação deve se estender também para as lesões provocadas pelos raios Ultra Violeta. Em Cuiabá, o índice UV encontra-se “muito alto”, em 09 pontos. De 1 a 5 é um índice considerado de baixo a moderado, e visto como um índice aceitável de exposição ao sol; a partir de seis pontos é necessário que a população tome precauções especiais.

 “É preciso evitar a exposição ao sol, pois o nível de incidência em Cuiabá encontra-se muito alto. Usar boné, protetor solar, evitar exposição solar e o uso de óculos de sol são medidas que podem contribuir para evitar o excesso do calor do sol neste período”, disse Maurélio.

 

Mais informações:
3617-7379.