Saúde / DOAÇÃO

25 de Maio de 2017 18h29

Audiência pública discute a incentivo à doação de medula óssea e sangue

25/05/2017

MARIA BARBANT

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lucia de Araújo participou da audiência pública realizada nesta quarta-feira (24), na Câmara  Municipal que discutiu a importância da conscientização para a doação de medula óssea e sangue. A sessão foi proposta pelo vereador Marcos Veloso (PV) e reuniu representantes das instituições e órgãos ligados a questão.

O objetivo da audiência pública foi ampliar as discussões em torno da questão e buscar propostas de parcerias para a campanha.  “Reunimos representantes dos entes envolvidos com a doação de medula óssea e sangue do Estado, vários mitos foram esclarecidos e,  criamos propostas de parcerias para intensificarmos essa campanha”, declarou o vereador Marcos Veloso.

A ideia do parlamentar é fazer gestão junto aos órgãos e à Prefeitura de Cuiabá, sugerindo que se unam numa campanha de conscientização junto à sociedade, conscientizando sobre  importância de ser doador de sangue e de  aderir ao cadastro de doador de medula óssea. “Vamos propor que o município faça uma estratégia de divulgação permanente dessa campanha de conscientização. Hoje temos mais de 70 unidades de PSF’s (Programa Saúde Família) em nossa Capital, que podem ser pontos de divulgação e disseminação de informações”, disse Marcos Veloso.

A secretária Elizeth de Araújo avaliou de forma positiva  a  iniciativa. Ela lembrou que só as famílias que vivem de perto o problema e os profissionais sabem o quanto a doação de medula e de sangue é importante para salvar vidas. “O vereador trouxe um importante tema para debate, para que as pessoas se sensibilizem e possam procurar o Hemocentro e fazer a sua doação que é encaminhada para um banco e poderá ajudar a qualquer pessoa que seja compatível”.

Ela lembrou que todo o processo do cadastro a doação é pelo Hemocentro, um órgão estadual mas que isso não impede o município de se articule. “Estamos organizando uma equipe de educação permanente que possa levar à  comunidade ações de conscientização e esclarecimento, criando espaços de mobilização não só para doação de medula óssea mas de doação de sangue”, destacou a Secretária lembrando que esse é um processo que envolve orientação e mobilização. “Muitas pessoas não se cadastram por desconhecimento do processo e por medo. Podemos mudar isso por meio de um trabalho de parceria”.

Participaram da audiência pública o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), autor da Lei Estadual 9.807/12, que institui a Semana Estadual da importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea, no período de 22 a 28 de maio; a  diretora geral do MT Hemocentro, Silvana Salomão,que falou sobre os métodos utilizados para coleta do material, que não estão relacionados com a retirada de material da coluna vertebral e o processo de  inclusão de dados genéticos na base de dados do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome.

“Ainda falta conhecimento e instrumentos para que sejamos um doador voluntário de medula óssea. A comoção não resolve o problema da doação de medula óssea. Não precisamos de quantidade, mas sim de qualidade de um cadastro bem feito e que esse doador seja encontrado, assim que houver um paciente compatível. A pessoa tem que querer ajudar o próximo, manter seu cadastro atualizado e manter a intenção de doação”, explicou Silvana Salomão, reforçando a necessidade da conscientização da doação.

Também estiveram presentes à audiência pública o médico Dr. Marcelo Sandrin, professor de medicina e proprietário do Hospital Santa Helena a médica oncohemato pediátrica, Dra. Suely Santos Araújo, coordenadora técnica do MT Hemocentro a enfermeira Juliana Silva, gerente de doações do MT Hemocentro a enfermeira Rosimeire Krause do MT Hemocentro  e a médica Dra. Flávia Galdino Silvestre Silva, responsável pelo laboratório de imunogenética e biologia molecular do Hospital Geral Universitário (HGU).