Sexta, 28 de junho de 2019, 10h48
A- |  A+

Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

Atividades do ‘Mutirão Programa Saúde na Escola’ seguem até sábado com tratamentos odontológicos

Nesta sexta, além dos atendimentos em Saúde haverá peça teatral sobre violência sexual


Assessoria SMS

Clique para ampliar

A 2ª edição do ‘Mutirão Programa Saúde na Escola -PSE’ de 2019 segue com as atividades na Escola de Ensino Básico (EMEB) Professora Francisca Figueiredo de Arruda Martins, até sábado (29).

Nesta sexta-feira (28), cerca de 420 alunos da unidade educacional, que está situada no bairro Jardim Eudorado, continuam recendo atendimentos que vão desde orientações à saúde bucal e nutricional, triagem, avaliação da acuidade visual, verificação da situação vacinal, avaliação de crescimento e desenvolvimento.

Também estão sendo ofertadas palestras sobre combate à violência, combate ao mosquito Aedes aegypti, alimentação saudável, higiene bucal e escovação assistida, onde profissionais de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferecem orientações sobre como escovar os dentes de maneira correta usando o “escovódromo”. Além disso, as crianças estão participando de apresentações teatrais que visam alertar de forma lúdica sobre a temática abuso sexual.

O Responsável Técnico pelo Programa Saúde na Escola, Marcio Frederico Macedo de Arruda explica que o PSE é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Saúde e Educação de Cuiabá que tem como meta atender alunos de unidades educacionais, entre creches, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil em ações em Saúde que possam melhorar o rendimento escolar das crianças. “O objetivo é levar atendimentos em Saúde que possam melhorar a qualidade e o rendimento escolar da criança em sua particularidade. Dessa forma, todas as ações são articuladas entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação observando as especificidades e necessidades de cada unidade escolar”, ressaltou.

Após intensificação do programa, a gestão Emanuel Pinheiro já realizou a ação em 57 unidades de ensino de Cuiabá, sendo 4 escolas estaduais. Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, o Programa vem ao encontro do desejo do prefeito Emanuel Pinheiro, que é reforçar a Atenção Básica. “Este trabalho voltado para a prevenção às doenças é desenvolvido justamente para que as crianças não adoeçam e não precisem ir para as unidades de média e alta complexidade. A ideia é trabalhar para que elas tenham saúde adequada, até porque ajuda também no desenvolvimento cognitivo das crianças. O retorno obtido com esse tipo de ação vem rápido e é bastante gratificante ver os resultados positivos destas ações”, concluiu Pôssas.

SERVIÇO

Pauta: 2ª Edição 2019 do Mutirão Programa Saúde na Escola

Data: De quarta a sábado, (26 a 29/03), das 7h às 11h e das 13h às 17h 

Local: EMEB - Prof. Francisca Figueiredo de Arruda Martins, Rua: 01 s/n - Jardim Eldorado,

 

 

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Galeria de Fotos:

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá