Saúde / Mal pela boca

29 de Maio de 2015 16h59

Atividades do Dia Mundial sem Tabaco atendem quase 2 mil pessoas em Cuiabá ( Atualizada)

29/05/2015

CAMILA PAULINO

Michel Alvim

Arquivo

O Dia Mundial sem Tabaco, lembrado no dia 31 de maio, foi antecipado em Cuiabá para esta sexta-feira (29). As atividades realizadas na Praça Alencastro atenderam 1946 pessoas, sendo que mais de 3 mil passaram pelo local durante todo o dia.

O tema deste ano foi “O Tabagismo faz você perder o melhor da vida, o futuro. Apague esse vício antes que ele apague você!”. Cerca de 300 profissionais estiveram envolvidos na organização.

A coordenadora do evento, cirurgiã-dentista Diurianne França, informou que o principal objetivo destes atos é promover um trabalho social, sensibilizando a sociedade sobre os malefícios do tabaco e ajudar quem deseja parar de fumar.

“Todos os voluntários estão imbuídos nesta causa e usam a formação que eles têm para ajudar ao próximo, passando os seus conhecimentos e prestando os serviços para a população”, explica Diurianne.

Atraídos pelos serviços gratuitos, as pessoas fizeram exames clínicos bucais, avaliação da voz, teste de glicemia, aferição da pressão, além de passar pelo momento de beleza, com massagens, cortes de cabelos e designer de sobrancelhas.

Edevaldo da Cunha de 61 anos passou pela triagem de exames e ainda aproveitou para cortar o cabelo. Ele falou com alegria que receber cuidados gratuitamente é sempre bem vindo. “Estou me sentindo muito bem; já fiz todos os exames, recebi massagem, estou muito satisfeito com o trabalho da equipe”, afirmou.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares Junior, também usufruiu dos atendimentos oferecidos no evento e comentou a importância destas ações para a população.

“Trabalhos como estes ajudam milhares de pessoas que querem e precisam largar o cigarro e já houve avanços significativos neste sentido, como a regulamentação da Lei 12.546 e acredito que outras vitórias ainda serão alcançadas”, pontuou Ary,  referindo-se à lei federal que proíbe fumar em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes.

A médica pneumologista Keila Medeiros, explicou que de acordo com a Organização Mundial da Saúde em Cuiabá cerca de 10% da população é fumante, ou seja, aproximadamente 65 mil pessoas e deste total, pelo menos 50% podem morrer por causa do tabaco, sendo assim mais de 30 mil pessoas correm risco de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC), Parada Cardiorrespiratória, infarto, câncer ou doenças respiratórias em decorrência do uso do cigarro.

Preocupada com a saúde e bem estar a dona Maria Jose Vieira, de 51 anos, largou o cigarro há 2 anos com a ajuda do programa de combate ao tabagismo disponibilizado pela Prefeitura de Cuiabá.

“Eu fumei por uns 33 anos e no começo do tratamento não acreditava que seria possível, mas com muita força de vontade, o apoio deste programa e o incentivo dos meus familiares, eu realmente consegui largar o cigarro, graças a Deus”, diz Maria que passou o dia trabalhando no evento incentivando outras pessoas a deixar o vício.

A aposentada Madalena Navarrete foi levada ao evento pelo irmão Lucio Navarrete que conseguiu abandonar o cigarro há 3 anos com a ajuda do programa. Ela reconhece a necessidade de parar de fumar por causa dos problemas de saúde que o cigarro pode causar e na ocasião incentivada pelos familiares e equipe do evento ela trocou um cigarro por uma banana e literalmente deu adeus ao cigarro.

“Este é o primeiro passo para uma longa caminhada que sozinha eu sei ser mais difícil por isso eu conto com o apoio de amigos e familiares, vou participar do programa e eu quero e sei que vou conseguir”, garantiu Madalena.

Na ocasião também foram distribuídos materiais educativos sobre o fumo e seus malefícios, realizadas palestras educativas para quem deseja parar de fumar, oferecidas dicas de alimentação saudável, sorteios de brindes e ainda ocorreram diversas apresentações artísticas musicais no palco central da Praça.

Alexandre Corbelino, conciliador do Juizado Volante Ambiental aponta que o cigarro também traz problemas ambientais, pois polui o ar e solo. Pensando nisso que o Juizado abraçou a causa e foi parceiro no projeto.

“Nós utilizamos os recursos obtidos por meio de punições sócio-educativas da Vara Ambiental, para ajudar a realizar este evento, além disso, estamos com uma tenda aonde as pessoas podem trocar cigarros por frutas, bombons ou mudas de árvores frutíferas”, explicou o conciliador.

O evento foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Cuiabá e o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e teve o apoio de algumas instituições entre elas o Fórum Permanente de Odontologia do Estado de Mato Grosso, o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma), a Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de boca de MT (LACCanBo/MT) e o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).

 

Descrição dos atendimentos

 

Total de 1946 atendimentos e serviços prestados a comunidade:

 

* 28 triagens da voz,

 

* 90 cortes de cabelo,

* 300 pessoas e crianças tiveram orientações sobre saúde bucal através de palestras educativas e

 

panfletos educativos,

* 83 exames bucais sendo 06 pessoas encaminhadas para esclarecimento diagnóstico,

 

* 290 testes de glicemia e aferição de pressão arterial,

 

* 151 pessoas orientadas sobre o câncer de mama,

 

* 32 pessoas orientadas sobre os malefícios do narguilé, sobre a regulamentação da lei antifumo e

 

sobre alimentação saudável,

 

* 180 degustações na cozinha Brasil,

 

* 65 pessoas realizaram massagem quick,

 

* 59 pessoas fizeram designer de sobrancelha,

 

* 375 adultos receberam orientações e kits de higiene bucal,

 

* 250 orientações sobre as doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial,

 

diabetes, tuberculose e hanseníase.

 

* 43 exames de espirometria

 

* Foram distribuídas cerca de mil mudas de plantas

 

*Foram feitas 250 trocas de cigarros por  picolés, frutas e bombons