Saúde / DIA MUNDIAL

11 de Outubro de 2017 19h31

Atividade chama à atenção para a saúde mental dos cuiabanos

11/10/2017

HUGO FERNANDES

Davi Valle

Com o intuito de chamar a atenção da população cuiabana sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas à psique humana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma ação de mobilização e orientação na Praça Oito de Abril, nesta terça-feira (10), dia em que se comemora o ‘Dia Mundial da Saúde Mental’. O evento contou com a participação de pacientes, familiares, acompanhantes e profissionais de saúde.  

Durante a manhã foram realizadas oficinas de origamis, equoterapia, bazar de roupas e exposição de artesanatos produzidos pelos pacientes dos três Centros Integrados de Assistência Psicossocial (CAPS) de Cuiabá. A programação também contou com a performance do artista plástico Sérgio Benny, que pintou ‘ao vivo e em cores’ uma tela que será leiloada para ajudar no tratamento dos pacientes. Além disso, teve apresentação musical e de uma peça de teatro encenada por profissionais e pacientes da saúde mental.

Osvaldo Luiz de Amorim e Silvia Nely Fraga de Melo são pacientes que viveram juntos dramas reais. Ao exemplificar que a arte imita a vida, ele escolheu interpretar Machado de Assis nos palcos, enquanto ela optou por Nise da Silveira – pessoas e personagens vinculados pelo enlace comum da dor e da tristeza profunda provocada pela depressão, síndrome do pânico ou por transtornos mentais como o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).  

Unidos pelo amor e pela dor há mais de três décadas, das quais nove convivendo com a depressão, Osvaldo e Silvia são provas de que juntos são mais fortes na luta contra a doença. Nas juras de amor, na alegria ou na dor. É assim que eles vivem um dia de cada vez. E a luta que já foi silenciosa, agora tem vez e voz. A batalha é travada consigo mesmo, em plena praça pública, perante uma platéia e sensível aos desafios da busca de uma mente sã.

“Já tentei suicídio três vezes. Felizmente não tive sucesso. Meu marido já pensou em se matar por diversas vezes, assim como eu. Participar de uma apresentação de teatro como a de hoje foi um desafio para nós. Ter de encarar a platéia e as nossas limitações não foi fácil. Mas sabemos que assim conseguiremos vencer esse mal. Já tive vergonha de falar do meu problema. Agora eu falo pra todo mundo ouvir. Todos estão suscetíveis”, comentou Silvia.

A secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, disse que tão comum como as doenças da alma é o preconceito com os pacientes. “Por isso é que nossa proposta é ampliar a rede de assistência. Apresentamos um projeto para o nosso prefeito Emanuel Pinheiro, que considera prioridade. Lançaremos, em breve, a construção de mais um CAPS Álcool de Drogas (AD) 24h. Queremos ampliar também nosso CAPS para adolescentes, que vai atender tanto dependentes químicos, quanto pessoas com transtornos mentais”.  

No período vespertino foi realizada a escolha da nova diretoria da Associação de Usuários e Amigos e Familiares ‘Maria da Praça’, batizada com o nome do primeiro ambulatório de saúde mental de Cuiabá. A entidade integra, junto às Secretarias Municipal de Saúde de Cuiabá, Várzea Grande e de Estado, o Fórum Intersetorial e Permanente de Saúde Mental de Cuiabá, onde são discutidas a formulação de políticas pública destinadas ao setor. A próxima reunião está marcada para acontecer no próximo dia 26.