Saúde / GESTÃO PARTICIPATIVA

13 de Julho de 2017 15h53

Atendimento Humanizado foi um dos temas debatidos na 12ª Conferência de Saúde nesta quinta

13/07/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi Couto Valle

Arquivo

Investir na atenção primária por meio das redes de Atenção Básica oferecendo atendimento humanizado com escuta qualificada com um novo modo de conduzir os cuidados e acolhimentos dos pacientes e universalizar o acesso aos serviços de saúde, investindo na participação popular. Essas foram as principais temáticas e sugestões abordadas no tema ‘Modelo de Atenção´ com o subtema ‘Garantia e Melhorias do Acesso e Organização dos Serviços Públicos de Saúde´ da 12ª Conferência Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (13).

Do Rio Grande do Sul, o palestrante doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, pós-doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Bolonha na Itália e professor Associado no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Fluminense, Túlio Batista Franco destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde por inserir a população no processo da definição das diretrizes da saúde cuiabana para os próximos anos. Conforme ele, neste momento crucial de reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), é fundamental pensar nessa universalidade dos serviços à comunidade, mantendo os princípios de equidade.

“Estamos vivendo um momento em que esta participação popular é fundamental para a construção que está sendo buscada para Cuiabá, mas também para discutirmos a garantia do acesso aos serviços de saúde neste momento de remodelamento do SUS, o maior sistema de saúde do planeta. É a hora de renovarmos as energias e garantirmos essa universalidade e acesso ao serviço de saúde que é um direito de todos. Esse é o grande tema que eu trouxe para demostrar que é possível implantarmos esse sistema em todas as unidades de saúde” destacou o especialista.

De acordo com a diretora de Atenção Primária da SMS, Larissa Raquel Kchimel, os apontamentos abordados é um dos anseios da gestão, pois poderão contribuir para que não haja o desmantelamento da Atenção Básica e desaforar as  Secundárias e Terciárias. “Se intensificarmos nossas ações na ‘ponta’, iremos remodelar o sistema, contribuir para uma vida mais saudável para os usuários, diminuiremos os atendimentos nas outras esferas e consequentemente os riscos de morte. Este é o grande enfrentamento que precisamos vencer para alcançarmos essa realidade e fortalecermos a rede básica de atendimentos, que é a porta de entrada para as casas dos usuários”, frisou.

A diretora de Atenção Secundária da SMS, Dúbia Beatriz Oliveira Campos reforça outro relevante apontamento que contribuirá para que haja a manutenção dos direitos sociais e ainda a melhoria nos atendimentos em todas as unidades de saúde. “A participação popular com acesso a informação são importantes ferramentas que contribuirão para a melhoria em todos os âmbitos dos serviços de saúde. Mas usuários e servidores precisam ter amplos conhecimentos sobre as funcionalidades do processo. O profissional da área para orientar de forma adequada o usuário e ele para que a compreenda. Dessa forma, estaremos com os eixos essenciais para lutarmos contra os desmontes do SUS”,  concluiu.