Saúde / COMODIDADE

18 de Janeiro de 2018 09h05

Aquisições de câmaras de imunização dão celeridade ao processo de vacinação em Cuiabá

18/01/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Diversos avanços vêm sendo proporcionados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visando à reestruturação e a humanização dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Dentre eles, a compra de 60 câmaras de conservação imunológica de última geração. Ao todo, foram adquiridas 60 unidades ao custo unitário de R$ 7.900,00 oriundos de emendas parlamentares.  

De acordo com o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Dr. Milton Corrêa da Costa Neto que está à frente do processo, a aquisição, que abrangerá nesta primeira fase 83,33% das salas de vacinas da Capital, dará mais conforto e autonomia de trabalho aos profissionais da saúde e, com isso, celeridade ao procedimento de vacinação. Ele ainda ressaltou que o investimento vem ao encontro do plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro, que visa ofertar estrutura de trabalho apropriada aos profissionais da rede, readequando e equipando as unidades para dedicar atendimentos de qualidade à população cuiabana.

“Antes, as vacinas eram armazenadas em geladeiras com termômetros próprios o que ocasionava diversos danos à população e aos trabalhadores, seja pela morosidade dos atendimentos, pois exigia mais tempo na preparação, ou mesmo por alguma queda de energia, casos em que era necessário a retirada total das doses até restabelecer a temperatura adequada da geladeira. Já as câmaras, além de qualidade no armazenamento e tranqüilidade para quem está recebendo as doses, proporcionarão celeridade nos serviços prestados e no processo de vacinação em Cuiabá”, enfatizou o adjunto.

Segundo explicou a técnica de enfermagem Márcia Cristina Garcia, responsável pela vacinação no Centro de Saúde Quilombo, na prática, toda essa tecnologia resultou em 45 minutos a mais de imunização para a comunidade. “Antes perdíamos em média de 15 a 20 minutos na abertura da sala, para prepararmos as doses e o mesmo tempo no fechamento, para ambientarmos a temperatura da geladeira. Já com a câmara, só precisamos abrir a sala e iniciar nosso trabalho. Para o cidadão, o benefício é mensurado no horário, pois às 7h iniciamos a vacinação e só paramos às 16h45. Com a autonomia proporcionada pelo equipamento, estamos imunizando cerca de 60 pessoas por dia, 20 a mais do que o habitual até então”.

A dona de casa Silene Guimarães, de 35 anos aprovou o novo equipamento. Segundo ela, esses 45 minutos a mais no atendimento estão sendo essenciais para manter em dia o cartão de vacina de seu filho. “Um dos meus maiores problemas era manter atualizado o cartão de vacina do meu filho João Lucas, de dois anos. Isso acontecia porque eu chegava do serviço às 16h, e nessa hora a sala de vacina estava sendo fechada. Com esse tempinho a mais, graças a Deus consigo chegar em casa tranqüila e trazer ele para fazer a imunização no tempo certo. Essa câmara de vacina fará toda a diferença na vida do cidadão que trabalha. Parabéns ao prefeito”, disse Silene.

Segundo Dr. Milton, outras 12 unidades serão adquiridas ainda este ano para atender 100% da Atenção Básica. Após isso, os trabalhos serão concentrados para acolher a demanda na Atenção Secundária.

“Já estamos articulando para viabilizarmos a compra das 12 restantes e, após isso nos concentraremos em buscar recursos para a compra de outras unidades para atender a Atenção Secundária. Oferecer  condições de trabalho aos servidores e conforto a população é nossa meta. Isso é humanizaçã", finalizou Dr. Milton.