Saúde / REDUÇÃO DE CASOS

14 de Abril de 2022 10h44

Após queda na procura por exames de Covid-19, centro de testagem será desativado e só funcionará até hoje (14)

14/04/2022

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Arquivo

Com a queda drástica na procura por testes de coronavírus em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro,  anunciou, na live desta terça-feira (12), o fechamento do Centro de Testagem Covid-19, montado no pátio da Policlínica do Coxipó. O local funcionará até a data de hoje, 14 de abril.

Com a imensa demanda por testes rápidos no mês de janeiro deste ano, quando a rede básica chegou a realizar 46,8 mil testes. Mediante à procura intensa, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou a abertura de um centro de testagem e a descentralização da realização dos testes, para que a população de todos os bairros pudesse ter acesso.

“Distribuímos testes de antígeno para todas as unidades básicas e abrimos o Centro de Testagem no começo de março. Disponibilizamos um site onde as pessoas podiam agendar o teste no local mais próximo a sua casa. Desta maneira conseguimos organizar melhor o fluxo de atendimento à população”, explicou o prefeito.

No mês de fevereiro foi identificada uma queda brusca no número de testagens, ao comparar com o mês de janeiro. Somando os testes realizados nas unidades básicas e no Centro de Testagem, o total foi de 4.498 testes. Em março o número caiu ainda mais: foram realizados 1.295 testes ao todo. Em abril, até terça-feira (12), foram feitos 121 testes em toda a rede básica de saúde.

“Tivemos uma explosão de casos em janeiro, mas graças a Deus e ao avanço da vacinação, os números de contágio começaram a diminuir bastante. Hoje vemos que não há mais necessidade para mantermos o Centro de Testagem aberto, pois as unidades básicas dão conta da demanda atual sem problemas”, comentou Pinheiro.

As pessoas que ainda precisarem fazer testes de Covid, devem procurar as unidades básicas de saúde da sua área de abrangência ou se dirigir ao Centro de Saúde Ana Poupina, que continua como referência para casos de Covid na Atenção Básica.

O Centro de Testagem disponibilizou  boxes de recepção, salas de triagem de enfermagem, salas de atendimento médico e farmácia.