Saúde / PRIMEIRO ANO

10 de Março de 2017 09h10

Ambulatório completa um ano com mais de 6 mil usuários atendidos

10/03/2017

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

O Ambulatório de Referência para Atendimento à Mulher (ARAM) completou na última quarta-feira (8), um ano de atividades. Para marcar a data e lembrar o Dia Internacional da Mulher, profissionais da unidade reuniram usuários para uma comemoração especial. Um café da manhã e palestras marcaram a data.

O ARAM funciona na Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, localizada no bairro Planalto, e foi criado para ser referencia no  atendimento especializado à saúde da Mulher.

Como a unidade já possuía um atendimento direcionado as mulheres,  com profissionais especializados em Colposcopia, Ginecologia, Assistência  Social e Enfermagem, e ações voltadas ao Planejamento Sexual e Reprodutivo, a equipe foi ampliada para  complementar os serviços oferecidos.  Hoje além de ser uma unidade referencia para as usuárias do SUS, após uma reorganização e capacitação dos profissionais, se tornou também referência e especializada no atendimento às  crianças portadoras da Síndrome Congênita do Zika Vírus e Crianças com Microcefalia.

“A população acessa os serviços oferecidos pelo ARAM de várias formas. A unidade é porta aberta para as demandas das Unidades de Saúde Básica, Policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento, ou seja, a UPA Norte, localizada no bairro Morada do Ouro II e UPA Sul, no bairro Pascoal Ramos, e também o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Especialidades Médicas (CEM), além de receber usuários com encaminhamento e mulheres que apresentem exames citológicos alterados”, explicou o coordenador da Rede Assistencial da Policlínica do Planalto, Antonio Carvalho Filho.  

Na unidade, a Ultrassonografia é regulada via Coordenação de Atenção Básica e faz também o  atendimento de urgência para usuários da Policlínica.

“Como as gestantes que apresentam diagnóstico de Zika Vírus não são considerada como  de gestação de alto risco, elas  são acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde e, até o final do ano passado não havíamos atendido nenhuma  gestante com diagnóstico de Zika”, contou o coordenador ao ressaltar que o  ARAM recebe as mulheres que necessitam de atendimento/exames especializados de genital inferior e crianças portadoras de Síndrome Congênita do Zika Vírus e Microcefalia.

Hoje na unidade estão sendo acompanhadas 20 crianças, 16 delas  com  Microcefalia e quatro com  Síndrome Congênita do Zika Vírus. Para essas crianças são oferecidos serviços como estimulação precoce e encaminhamento para benefícios sociais além de atendimento psicoterápico e nutricional.

A equipe do ARAM é composta por  uma dois   pediatras, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, três assistentes sociais, dois fonoaudiólogos, oito fisioterapeutas, dois nutricionistas e dois  psicólogos infantil e um adulto, um obstetra, três ultrassonografistas,  quatro colposcopistas.

Mensalmente são ofertados 640 exames de ultrassonografias, 540 colposcopia e quando o paciente necessita de biopsia é realizada no momento da consulta.  E realizados 350 atendimentos de ultrassonografia, 355 colposcopia, 55 exames de biópsia e 100 exames CCO.

Em relação às consultas individuais são feitas mensalmente 240 na pediatria, 320 consultas com psicólogo, 2.340 com fisioterapeutas, 400 com nutricionistas e 320 com fonoaudiólogo. No período de um ano foram atendidos 6.980 usuários.