Saúde / SAÚDE E EDUCAÇÃO

21 de Junho de 2017 17h44

Alunos de CMEI aprendem a escovar os dentes brincando

21/06/2017

HUGO FERNANDES

Os dentes ainda são de leite, mas não teve nada de “café com leite” na brincadeira realizada hoje (21) dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Névio Lotufo. Apesar da pouquíssima idade – de 4 meses a 5 anos -, ali eles aprendem cedo sobre a importância da boa escovação e dos cuidados com a saúde da boca, por conta do trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro CPA I.   

O aprendizado se deve à ação de educação em saúde realizada durante todo o dia, turma por turma. A atividade teve início com a escovação supervisionada, passando pela aplicação de flúor até chegar às atividades lúdicas, brincando de colorir desenhos que sugerem os bons hábitos para a saúde bucal. Ao cumprirem com as tarefas, os alunos ganhavam ‘kits’ contendo escova, creme e fio dental.  

Ao todo, cerca de 230 alunos participaram das atividades coordenadas pelos dentistas Leandro Américo Kincheski e Hellen Correa da Costa Barros, ambos da Clínica da Família do CPA I. As ações são promovidas periodicamente, entre 60 e 90 dias, em creches e escolas localizadas em bairros da área de abrangência da unidade de saúde.

A ação não visa tão somente à prevenção e promoção da saúde bucal, mas também o tratamento de doenças, entre elas a lesão cariose (cárie), a mais comum entre elas. ”Quando identificamos algum problema, encaminhamos para o tratamento crianças de até 6 anos na Clínica Odontológica do CPA 3 e a partir de 7 anos na Clínica da Família do bairro Centro América”, afirmou.

Contudo, Hellen explica que o principal objetivo do trabalho dos profissionais é a prevenção e promoção da saúde, por meio da mudança de hábitos. Para isso, além dos profissionais da unidade escolar, os pais e responsáveis também participam. No caso do CMEI Névito Lotufo, o encontro já está marcado para o próximo dia 08. “Não adianta essa cultura ser disseminada apenas dentro da escola. A mudança de atitude deve acontecer também dentro de casa”.

A diretora do CMEI se diz satisfeita com o resultado da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. “Já implantamos a escovação diária aos alunos, sempre após as refeições. Desde os alunos do maternal que passam o dia inteiro na unidade e recebem seis refeições por dia, aos maiores que ficam apenas meio período e recebem duas refeições”, revelou.