Saúde / VACINAÇÃO/H1N1

24 de Maio de 2016 15h23

Alunos da Apae recebem vacina contra o vírus da gripe

24/05/2016

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

A equipe de Imunização da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá esteve na manhã desta terça-feira (24) na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) onde foram vacinadas 106 crianças e adultos, todos alunos da instituição, contra o vírus da gripe H1N1. Cinco profissionais da Atenção Básica participaram da ação.

A coordenadora dos Programas Estratégicos, Frances Olivia de Arruda Loiola, da SMS de Cuiabá, explicou que as crianças excepcionais estão inseridas no grupo de risco para a gripe H1N, das comorbidades.

Em Cuiabá, até o ultimo boletim divulgado pela Gerência de Imunização da Vigilância em Saúde, nesse grupo, onde estão os pacientes com doenças respiratórias crônicas, cardíacos, doentes renais, hepatite, neurológicas, diabetes, obesos, transplantados, entre outros, 100.562 pessoas já receberam a vacina contra o H1N1.

Ligia Maria Anunciação da Costa, diretora da Apae Cuiabá, elogiou a iniciativa. A instituição atende cerca de 200 alunos de zero a 03 anos, idade em que eles participam da estimulação precoce, até 59 anos.

Os alunos permanecem na instituição das 07h às 1530min, e participam de atividades como escolarização, oficinas pedagógicas,   inclusão até a empregabilidade, sob a orientação e supervisionamento de uma equipe multifuncional formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogos.

Boletim SRAG

De acordo com o último Boletim Semanal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), divulgado pela Coordenadoria de Vigilância às Doenças e Agravos (Covida), no período de 15 a 21 de maio, que corresponde a 20ª semana do ano, foram notificados ao órgão 04 casos da doença em residentes e 03  em residentes em outros municípios.

Em todo o ano, até agora, já foram notificados à Covida 97 casos da Síndrome em residentes e 38 em residentes de outros municípios. Ao todo foram confirmados 01 caso de SRAG em residente em Cuiabá e outro em residente de outro município. Este ano, cinco casos já foram descartados, todos de Cuiabá e outros 3 em residentes de outros municípios. Aguardam confirmação laboratorial 78 casos em moradores da Capital e outros 33 em residentes de outros municípios.

Em 2016, 12 pessoas, todos moradoras da Capital, foram  internadas  e outras quatro de outros municípios tiveram também que ser internadas. Em todo o ano, até agora,  72 pessoas obtiveram a cura, entre residentes de Cuiabá, além de outras 24 vindas de outros municípios.

Do total de pessoas internadas 12 foram a óbito no grupo moradores de Cuiabá e outros 09 entre residentes de outros municípios. As mortes por influenza atingiram uma pessoa residente em Cuiabá e uma residente em outro município.