Saúde / CELEBRAÇÃO

03 de Abril de 2018 08h00

Ala pediátrica do PS celebra Páscoa e aniversariantes do mês promovendo mais humanização às crianças internadas

03/04/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

A equipe multiprofissional da ala pediátrica do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PS) promoveu, na véspera do feriado, uma grande ação de Páscoa às crianças internadas na enfermaria,  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

O evento, que teve entrega de ovos de  chocolate, kits com caixa de bombom, e que ainda comemorou os aniversários do mês com bolo, velinhas e muita diversão com a turma da Tia Hanna, foi proporcionado por colaboradores, equipe gestora do PS e pela primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, por meio do projeto 'Páscoa Feliz' que, com a ajuda de parceiros, oferece pelo segundo ano consecutivo a magia da data às crianças carentes.

De acordo com a pedagoga e responsável técnica da brinquedoteca do PS, Maria Paes de Barros, o objetivo da ação foi levar mais humanização aos pequenos pacientes. "Estamos trabalhando a humanização em todas as áreas municipais de  Cuiabá e aqui não poderia ser diferente. Muitas dessas crianças estão em tratamento há muitos meses, então como premissa desses cuidados implementados pelo prefeito Emanuel Pinheiro, celebramos os aniversários do mês com o significado maior trazido pela Páscoa, que é a união e o amor ao próximo,  e neste caso, com muito chocolate e guloseimas! Sem o apoio incondicional dos nossos colegas de trabalho e gestores do PS, da Hanna entretenimento que doou seu trabalho, dra. Margareth, e da primeira-dama essa festa linda não teria sido realizada. Então nosso obrigado a   todos que contribuíram de forma direta ou indireta", frisou a pedagoga.

Conforme a assessora da primeira-dama, Clausi Barsosa, momentos como estes tem sido uma das metas de Marcia Pinheiro. "Como representante das mulheres cuiabanas, a primeira-dama, Marcia Pinheiro, vem desenvolvendo e sendo parceira de diversos trabalhos que culminem no bem estar das pessoas mais carentes, especialmente das crianças. Dessa forma,  trazer amor, atendimento com atenção e cuidado para estes pequenos que estão sofrendo tanto e que estão longe dos seus lares não tem preço. É uma honra fazer parte dessa celebração e esta gestão estará empenhada cada vez mais para que outros momentos como estes venham acontecer", enfatizou Clausi.

No ano passado, além da Páscoa,  as crianças do PS também foram prestigiadas com presentes e festas no dias das crianças e Natal e, no último mês, receberam a visita dos palhaços Patati e Patatá. O pequeno Davi Gustavo Silvério, de 05 anos, que está internado há meses para tratar sequelas de um acidente automobilístico, explicou sorridente e ao seu modo, que nunca foi tão legal estar em um hospital. "Ganhei vários presentes, e até conheci o Patati Patatá. E hoje o coelhinho veio e me trouxe um monte de chocolate e um ovo bem grandão, isso foi muito legal. Ficar no hospital só é ruim por conta dos remédios, mas todo mundo cuida de mim", disse Davi.

Cláudio Matos, pai do pequeno Jeter de 03 anos, que está na lista dos aniversariantes do mês, está na unidade acompanhando o filho há quase 12 meses, após um afogamento. Ele avalia que ações como estas aproximam as crianças de seus lares. "Se para um adulto já é difícil ficar longe de casa, imagina para esses pequenos. Estou aqui há quase um ano, e perdi a conta de quantas vezes as crianças e meu filho se alegraram com esses eventos. É como se um pedacinho de tudo isso nos levassem pra casa a cada comemoração. O sentimento é de gratidão", finalizou.