Saúde / ORIENTAÇÃO

15 de Julho de 2021 08h20

Agentes de saúde visitam quase 37 mil residências nas últimas três semanas em Cuiabá

15/07/2021

HÉRICA TEIXEIRA

Assessoria SMS

Em Cuiabá, os agentes de saúde já visitaram, no período de 06 a 20 de junho, quase 37 mil residências. O trabalho contemplou ainda o tratamento de quase quatro mil residências e 4.247 depósitos. Os dados são do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, 300 agentes fazem o trabalho orientativo.

As visitas servem para monitorar e orientar a população sobre a importância da conservação e limpeza nos terrenos, calhas e caixas d’águas para evitar o acúmulo de água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, que o transmissor das doenças.

Na capital, no período de janeiro a 03 de julho, foram registrados 446 casos de dengue, nove casos de chikungunya e um de zika.

O responsável técnico da regional Leste da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Daniel Silveira Cintra, enfatizou que o combate a doença depende do empenho de cada um em eliminar os possíveis criadouros do mosquito e, mesmo em períodos de estiagem, os cuidados devem ser mantidos.

“Nosso trabalho tem sido no sentido de orientar a população quanto a prevenção, limpeza do terreno, calhas e retirar todo recipiente que possa acumular água. Orientamos que o cuidado com a higiene deve ser semanal, pois quando iniciar o período chuvoso, a limpeza estará em dia”, alertou.

As ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde do município são no sentido de orientar a população sobre as medidas preventivas para evitar a contaminação. A orientação da SMS é que o morador tire 10 minutos durante um dia da semana para fazer uma checagem completa em toda sua residência. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a ouvidoria da Zoonoses, por meio do número (65) 3617-1680.

Comparação

Em 2020, no período compreendido de janeiro a 01 de agosto, foram registrados 665 casos de dengue. No mesmo período somaram 14 registros de chikungunya e dez de zika. Em Cuiabá, 300 agentes de saúde percorrem os bairros em visitas às residências.