Saúde / QUALIFICAÇÃO

27 de Março de 2018 17h00

Agentes Comunitários de Cuiabá são capacitados para auxiliar pacientes da Caravana da Transformação de forma humanizada

27/03/2018

OZIANE RODRIGUES

Arquivo

Arquivo

A partir desta terça-feira (27), a população cuiabana, incluindo a zona rural poderá se informar, sanar dúvidas e buscar orientações a respeito da 13ª edição da Caravana da Transformação com os Agentes Comunitários de Saúde de Cuiabá. Para prestar o auxílio, cerca de 400 integrantes da categoria das cinco regionais da Capital, foram capacitados pela Coordenação Geral da Caravana e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Palácio Paiaguás, na tarde da última segunda-feira (26).

De acordo com o coordenador da Atenção Básica da Regional Norte na Secretaria Municipal de Saúde, Gilson Guimarães de Souza a capacitação segue a premissa da humanização e fará com que as informações a respeito da ação cheguem às casas dos cuiabanos de forma mais rápida e humanizada.

“Como a Caravana é um evento da área da saúde reconhecido em todo o Estado, seguindo a premissa da humanização nos serviços em saúde de Cuiabá, capacitamos os Agentes para que nos auxiliem na divulgação e levem todas as informações sobre como proceder em relação à documentação necessária para o cadastramento, casos que precisam de encaminhamentos médicos, postos credenciados e sanem demais dúvidas a respeito da ação. Com isso levaremos mais conforto e evitaremos correria desnecessária”, explicou.

A Caravana será realizada entre os dias 16 de abril e 10 de maio, na Arena Pantanal e contemplará além de Cuiabá, os municípios de Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres com a oferta de 35 mil atendimentos entre consultas, exames, cirurgias de catarata, pterígio e yag laser. Destes, 10 mil serão destinados aos pacientes de Cuiabá.

Para participar, os pacientes precisam ter idade igual ou superior a 55 anos e apresentar documento de identificação, comprovante de endereço atual e cartão SUS em uma unidade de cadastramento, das 8h às 17h até dia 12 de abril.

Em Cuiabá, a regulação pode ser feita na Clínica da Família (CPA I), Policlínica do bairro Planalto, Centro de Saúde do Tijucal, Policlínica do bairro Pedra 90, Centro de Saúde do bairro Quilombo, Policlínica do Verdão, Centro de Saúde do bairro Dom Aquino e Central de Regulação do SUS, localizada na Avenida Dom Bosco (Centro). Para quem mora na área rural, a regulação está sendo feita na Unidade de Saúde do Distrito da Guia.