Saúde / CARNAVAL/COM SAÚDE

23 de Fevereiro de 2017 14h43

Ações de orientação estão mobilizando os profissionais nas unidades da rede pública

23/02/2017

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

A campanha de orientação aos foliões realizada pela Secretaria de Saúde por meio das diretorias de Atenção Básica, Secundária e unidades prossegue nesta quinta-feira (23), na Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Mobilidade Urbana e Procuradoria Geral do Município. Desde o dia 13 de fevereiro, técnicos do Programa IST/Aids  e Hapatites Virais em parceria com os Programas Saúde dos Idosos, da Mulher e outros estão  distribuindo kits e material informativo em várias instituições públicas.

Ontem, a ação aconteceu no Parque Massairo Okamura, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e 44º Batalhão de Infantaria Motorizado. Nesta sexta-feira (24), a partir das 19 horas, os técnicos estarão na Praça da Mandioca, um dos locais mais tradicionais do carnaval de Cuiabá.

O sucesso da iniciativa tem feito com que outros parceiros se engajem na ação como o Tribunal de Justiça onde houve orientação e distribuição de kits.

As ações educativas fazem parte da programação da Secretaria de Saúde de Cuiabá, no carnaval 2017. “Na verdade estamos intensificando as orientações e distribuição de kits neste  período, de carnaval, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prática do sexo seguro, através do uso de preservativo, em todas as relações sexuais”, ressaltou a diretora da Atenção Secundária, Dúbia Campos.

A ação está sendo levada às  unidades de Saúde da capital como na Unidade Referencia de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), localizada no Horto Florestal Toté Garcia,  Policlínicas do Coxipó, Verdão e Planalto,  Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte, localizada no bairro Morada da Serra II e Sul, no bairro Pascoal Ramos. Também estão participando da iniciativa o Serviço de Atendimento Especializado (SAE)  e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).  

A população também recebe orientação em relação à testagem rápida, serviço oferecido nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CAT), nas policlínicas e no Serviço de Assistência Especializada (SAE).

Segundo os técnicos isso é  importante porque a Aids, Sífilis e Hepatites Virais B e C são doenças que passam despercebidas até o momento em que os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta, com graves consequências para a saúde da pessoa.

Programação

Na programação do carnaval no dia 24, estão previstas várias ações. Na Unidade Básica de Saúde Jardim Vitória II, à 08:00 horas será realizado o Arrastão da Saúde, na avenida principal do bairro. Cerca de 45 pessoas estarão entregando kits preventivos. Carro de som , faixas e a parceria com a Base Comunitária da Polícia Militar vão garantir a animação dos foliões.

No período da tarde, às 15:00 horas, os técnicos e comunidade estarão ao lado da Escola Fundação Bradesco dando prosseguimento a ação de conscientização.

No mesmo dia, às 14 horas, no  Centro de Convivência dos Idosos, em parceria com  a  Diretoria de Atenção Básica/ Programa Municipal de Saúde do Idoso, os idosos estarão recendo orientações sobre a prevenção das IST. E os Agentes Comunitários de Saúde estarão realizando blitz em pontos estratégicos da cidade Cuiabá.

Nos dias de carnaval, os profissionais estarão em três postos de atendimento que serão montados na Praça da Mandioca, Orla do Porto e no distrito de Nossa Senhora da Guia. Nesses locais os foliões que necessitarem terão todo o suporte para o primeiro atendimento, em tendas cedidas pelo Exército Brasileiro.

Caso seja necessário, as unidades de referência para esses locais  são a Policlínica do Verdão (para a Orla do Porto), UPA Norte (para a Praça da Mandioca) e Posto de Saúde da Guia (no distrito de Nossa Senhora da Guia). Em cada um dos pontos estará disponível uma ambulância.