Saúde / PREVENÇÃO

30 de Agosto de 2017 13h52

Ações da Secretaria Municipal de Saúde marcam Dia Nacional de Combate ao Fumo

30/08/2017

OZIANE RODRIGUES

Davi C Valle

As ações de alerta e orientação pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08) continuam nas unidades de saúde da capital. No próximo dia 01 de setembro, às 08:00 horas, os PSF Residencial Coxipó, I, II e III farão uma 'Caminhada contra o Tabagismo' com saída em frente a unidade. Nesta terça-feira, as ações para alertar a população, ampliar a divulgação sobre o tratamento disponível na rede pública, e esclarecer dúvidas sobre a dependência e malefícios do cigarro mobilizaram profissionais e a comunidade.

Os atos de conscientização foram realizados em diversas Unidades Primárias de Saúde, com destaque para o ‘cigarro gigante’ confeccionado por profissionais do Programa Saúde da Família PSF Pedra 90 IV. Formando um túnel gigante, a instalação foi montada na porta da unidade e expôs em seu interior a representação de todos os estágios vividos pelos usuários de cigarro. Incluindo a inicialização no vício, marcado por festas nostálgicas, até a morte por complicações.

Impressionado com a quantidade de substâncias prejudiciais inclusas na confecção do cigarro, o ex-fumante Marco Antônio Salgueiro parabenizou a ação. “Jamais poderia imaginar que veneno de rato, inseticida e tinta automotiva fazem parte da composição de um cigarro. Fiquei realmente impressionado. Como todo fumante, eu dizia que tinha a noção de que o cigarro poderia me matar, mas só aqui pude ver o tamanho do problema que eu deixei de causar à minha saúde”.   

A enfermeira chefe da unidade, Jovelina Tizot, explicou que a ideia é conscientizar também os não fumantes. “Além dos trabalhos que já realizamos com os grupos de combate ao tabaco, alcançamos também os não fumantes para que não caiam na tentação dessa droga e o resultado foi muito produtivo. O próximo passo será levarmos essa exposição para escolas e parques de formas a abrangermos o maior número de pessoas possíveis”, frisou. 

A Clínica da Família no bairro CPA IV também ofereceu orientações à população com um stand montado no Terminal de Integração de Ônibus  do CPA I e  duas blitz realizadas em dois locais estratégicos do bairro. Em ambos, foram passadas orientações em saúde,  distribuidos folders e materiais educativos. A gerente da unidade Dalva Maria Tenório, avaliou  positivamente a ação. "Hoje, muitas pessoas já estão procurando as unidades para saber mais sobre os grupos terapêuticos e o tratamento", afirmou. 

Dalva Tenório disse que no Terminal onde a ação começou às 08:00 horas e terminou às 14:00 horas foram distribuidos 540 kit odontológicos. Além disso, cerca de 200 pessoas aproveitaram para aferir a pressão e glicemia. Mais de 600 pessoas participaram da ação.

O PSF Santa Izabel, que é referência em ações contra o vício,  também promoveu orientações e recreações para a comunidade, incluindo rodas de conversas e aulas de dança.

O Responsável Técnico (RT) pelo  Programa Nacional do Controle do Tabagismo do município, Márcio Frederico de Macedo Arruda, salientou que além dessas ações pontuais de alusões ao dia nacional e ao Dia Mundial sem Tabaco comemorado dia 31 de Maio, a SMS também proporciona rotineiramente ‘Grupo Terapêutico de Abordagem Intensiva ao Fumante’ nas Unidades Básicas de Saúde (PSF). 

“Nesses locais, são oferecidas desde capacitações com educação continuada aos enfermeiros, distribuição de material educativo de sensibilização para a população, trabalho com grupos terapêuticos ao uso medicamentoso para auxiliar o fumante a abandonar o hábito. A única exigência é que a pessoa realmente queira parar de fumar. Nas unidades, elas passam por consultas médicas e exames clínicos e já iniciam os procedimentos. Apenas nesta gestão 1.600 pessoas já foram tratadas em nossas unidades referências”, concluiu.

Para orientar as pessoas, a SMS de Cuiabá tem a disposição o telefone  3617-7364, da Diretoria de Atenção Básica/Programa de Controle do Tabagismo.

Tabagismo 

O tabagismo é considerado atualmente uma pandemia silenciosa. A cada ano cerca de 5,4 milhões de pessoas em todo o mundo morrem vítimas de doenças relacionadas ao tabaco. Apenas no Brasil, cerca de 200 mil pessoas por ano morrem em consequência desse vício também reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental.

Unidades de Saúde que possuem o Grupo Terapêutico da Abordagem Intensiva ao Fumante:

- Regional Norte:

PSF Jardim União 

PSF Jardim Vitória I; II; III

PSF Ouro Fino

PSF Serra Dourada

PSF Dr. Fábio Leite I e II

- Regional Sul:

PSF Pedra  90 I

PSF Pedra 90 II

PSF Pedra 90 III

PSF Pedra  90 IV

PSF Pedra 90 V

PSF Jardim Fortaleza

PSF Santa Laura

PSF Nova Esperança  I

PSF Nova Esperança II

- Regional Leste:

PSF Lixeira

PSF Areão

C.S  Campo Velho

PSF Praeiro

C.S Pico do Amor

PSF Canjica

C.S  Dom Aquino

- Regional Oeste:

PSF  Jardim Araçá

PSF Santa Isabel II

PSF Despraiado I e II

PSF Baú

PSF Santa Amalia