Saúde / CARNAVAL/COM SAÚDE

04 de Fevereiro de 2017 08h00

Ação vai intensificar orientação à população sobre cuidados com Saúde no carnaval

04/02/2017

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

Durante o período de carnaval, a Secretaria de Saúde de Cuiabá estará realizando ações com o objetivo de orientar os foliões sobre os cuidados com a saúde. Uma delas será coordenada pelo Programa das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids)  e Hepatites Virais ,  da Diretoria de Atenção Secundária. Com o slogan “Folião Consciente. Em qualquer relação, use camisinha!”,  a ação  visa conscientizar homens, mulheres, jovens e idosos sobre a importância da  prática de sexo seguro, com o uso de preservativo em todas as relações sexuais. Durante a campanha, os profissionais da saúde vão intensificar as orientações sobre as ferramentas disponíveis nas unidades de saúde, para que as pessoas  conheçam o seu status sorológico, em especial, a  testagem rápida.

As ações serão realizadas em parceria com a Diretoria da Atenção Primária da SMS , as Secretarias Municipais de Cultura e Mobilidade Urbana, Concessionária Rota do Oeste,  Detran-MT e Polícia Rodoviária Estadual de Mato Grosso.

A diretora da Atenção Secundária, Dúbia Beatriz Oliveira disse que as ações educativas planejadas para o período de carnaval vão envolver orientações, palestra,  distribuição de Kits contendo folder educativo, preservativo masculino e feminino e gel lubrificante, nos locais de grande concentração de foliões e,  também será intensificada a divulgação sobre as unidades de saúde da rede pública do município de Cuiabá que realizam teste rápido para HIV, AIDS e Hepatites B e C, e as unidades de referência, onde são realizados os atendimentos e  tratamentos das IST/ Aids e Hepatites Virais.

“Diante do cenário epidemiológico atual e por se tratar da  maior festa popular brasileira, temos que conscientizar a população que a prevenção é o melhor caminho para  amenizar e evitar as consequências provocadas por essas doenças. Nesse sentido estaremos trabalhando junto à população cuiabana com as questões envolvendo a promoção e prevenção da saúde, referentes às IST, HIV e Aids”, salientou Dúbia Oliveira.

Para a diretora,  ações que tenham o caráter de promoção e prevenção da saúde são fundamentais  diante dos números. Em Cuiabá, segundo dados do Serviço de Assistência Especializada (SAE) - serviço que junto com o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) e o Hospital Universitário Julio Muller são as unidades de referencia no tratamento e acompanhamento dos pacientes soropositivos em Cuiabá -,  em  2016 houve um aumento considerável de casos de pessoas infectadas com o vírus do HIV. Fazendo um  comparativo com  junho de 2015, quando foram registrados 161 novos  casos, com  junho de 2016 , com 231 novos casos de pessoas convivendo com HIV, a maioria do sexo masculino, a situação é preocupante.

Um outro dado aponta que até outubro do ano passado, estavam  cadastrados no SAE, 3.359 pacientes, sendo que  1.500 deles fazendo uso de TARV.

Em relação à sífilis, até julho de 2016 foram registrados 138 casos de sífilis na unidade.

“Nosso objetivo com essa ação  é orientar a população para as  práticas sexuais seguras com o intuito de reduzir os casos de IST/Aids e Hepatites Virais no município e lembrar a população que o município possui unidades que realizam o teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, para o conhecimento do status sorológico, e/ou possível diagnóstico e tratamento precoce, minimizando dessa forma a barreira de transmissão das IST”, salientou a diretora.

Durante a ação serão distribuídos 13.000 kits nas  unidades de saúde, parques, órgãos públicos, e locais de concentração do Carnaval Cuiabano como a Praça da Mandioca e a orla do Porto.

Serviço

Para aqueles que procuram diagnóstico, orientação e tratamento, a Secretaria de Saúde de Cuiabá oferece serviços nas três Policlínicas – do Verdão, Planalto e Coxipo -,  e também na Unidade de Saúde SAE – Serviço de Assistência Especializada.

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s) estão localizados nos Ambulatórios das Policlínicas de Cuiabá, e realizam atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00, para toda a população.

Se alguém já passou por alguma situação de risco, ou seja, uma relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas e agulhas para uso de drogas, compartilhamento de alicate de unha, entre outros, deve procurar os profissionais de saúde nos CTA´S.

Em todos esses locais são realizados o “Teste Rápido”, para testar sorologia para HIV, Sífilis Hepatite B e C. O  resultado fica pronto em até 25 minutos e caso o paciente receba um diagnóstico “reagente” é encaminhado para  o SAE, onde fará exames complementares e será acompanhado por profissionais enfermeiros, assistentes sociais e médicos especialistas.  

 

Confira aqui a agenda das ações do Programa IST/Aids e Hepatites Virais.