Saúde / COMBATE/MOSQUITO

22 de Março de 2017 09h56

Ação mobiliza população em bairros com altos índices de infestação na Regional Leste

22/03/2017

MARIA BARBANT

Luiz Alves

Arquivo

Será nesta sexta-feira (24), das 07:30 às 11:30 horas, a mobilização na Regional Leste, para o combate aos possíveis criadouros do  mosquito Aedes aegypti. A ação estava programada para o último sábado (18), mas, as chuvas que caíram em Cuiabá durante a madrugada e parte da manhã, inviabilizaram a ação que foi transferida para esta sexta-feira.  

No total, estarão participando da ação  280 Agentes de Combate as Endemias. Eles visitarão  4.900 imóveis nos bairros Itamaraty, Planalto, Sol Nascente e El Dourado, orientando a população e aplicando veneno. A ação é coordenada pelo Comitê de Ação Preventiva de Combate ao Aedes aegypti e envolve as Secretaria de Saúde, Serviços Urbanos, Ordem Pública, Governo, Educação, Governo e Comunicação, e a  Procuradoria Geral do Município.

Esta será a segunda grande mobilização de combate ao mosquito transmissor da dengue, da doença do zika vírus e da febre do chicungunya realizada este ano. Na  primeira, no inicio do mês de fevereiro, os ACE visitaram e trataram mais de 5 mil imóveis da  Regional Sul, nos bairros Osmar Cabral, São João Del Rey, Jardim Fortaleza e Liberdade.

Alessandra Carvalho, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, disse que as ações para o combate aos criadouros do Aedes aegypti, são realizadas durante todo o ano, nos bairros de Cuiabá.

De acordo com o último boletim do Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde, relativas à 10ª semana epidemiológica, período de 05 a 11 de março, os ACE visitaram 26.444 imóveis, trataram  4.309 imóveis e 5.146 depósitos no baixo.

“Essas  mobilizações tem um objetivo, alertar e orientar a população, e tratar pontualmente os possíveis criadouros e seguem um planejamento definido dentro do Comitê, nos bairros com maiores problemas”, explicou Alessandra Carvalho. Para definir os bairros que receberão a mobilização os  critérios são os maiores  índices de infestação predial, maior número de notificações da dengue, chikungunya e zika e,  densidade populacional.

“Nossa meta é realizar visitas domiciliares, tratamento de 100% dos reservatórios no baixo e outras ações de educação em saúde, nos bairros com maiores índices de infestação”.

Além das visitas domiciliares que vão acontecer na sexta-feira, durante toda esta semana , homens da Secretaria de Serviços Urbanos estão recolhendo o lixo da dengue, e a Secretaria de Ordem Pública esta informando a lista dos imoveis com problemas, abandonados e terrenos baldios. A mobilização da comunidade com a parceria das lideranças comunitárias está sendo feita pela Secretaria de Governo e Comunicação e a orientação das crianças nas escolas e creches pela  Secretaria de Educação.

A concentração para iniciar a ação será no  Ginásio de Esportes do bairro Planalto.

Boletim da DCZ

Segundo dados divulgados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), em 2017 foram notificados em Cuiabá  576 casos de dengue, três deles confirmados.

No ano foram notificados ainda 69 casos de chikungunya (16 deles confirmados) e outros 69 em gestantes, moradoras de Cuiabá além de 25 em não moradoras. Nenhum desses casos teve confirmação laboratorial. Em outros grupos (de não gestantes), foram notificados 158 casos de zika (3 deles confirmados) e 58 em não residentes (nenhum confirmado).

Até o dia 16 de março, os bairros com maior número de notificações de dengue, chikungunya e zika foram na Regional Norte os bairros 1º de Março, CPA III e Dr. Fábio. Na Regional Sul, Pedra 90, Jardim Fortaleza e São João Del Rey enquanto que na Regional Leste, os bairros Planalto, Dom Aquino e Carumbé e na Regional Oeste, Santa Isabel, Porto e Cidade Alta.

Comitê

O Comitê Permanente de Ação Preventiva contra o Aedes aegypti foi instituído pelo Decreto nº 6.207, de 02 de janeiro.

Diante da situação de alto risco, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou que as ações de combate aos criadouros do mosquito passem a ter caráter permanente e se tornem uma política de governo.

O Comitê é coordenado pela Secretaria de Saúde e orienta as ações conjuntas entre as demais secretarias municipais, de Governo e Comunicação, Obras Públicas, Serviços Urbanos, Ordem Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social, Educação e Procuradoria Geral. 

Serviço - Mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Regional Leste

Data: 24/03

Hora: 07:30 às 11:30 horas

Local: Concentração no Ginásio de Esportes do bairro Planalto

Confira aqui o Boletim DCZ - 05 a 11/03