Saúde / EXPOSIÇÃO ORIENTATIVA

12 de Julho de 2017 11h21

Ação de combate ao Aedes e sinatrópicos conscientiza mais de 700 pessoas no Ganha Tempo

12/07/2017

OZIANE RODRIGUES

Com o tema ‘Educação e cidadania’, a Secretaria de saúde de Cuiabá promoveu nesta terça-feira (11) uma ‘Exposição orientativa’ para mais de 700 usuários do Ganha Tempo visando a conscientização, prevenção e combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus, Febre amarela e Chicungunya. 

Folders educativos foram entregues pelos profissionais do Programa de Educação, Saúde e Controle em Zoonoses, da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses de Cuiabá, que também apresentaram exemplares de animais sinatrópicos como escorpiões, morcegos, caramujos, entre outros que convivem em ambientes domésticos e oferecem risco para a saúde humana.

Explicando que este trabalho acontece semanalmente em unidades escolares, o biólogo e agente de endemias, Hélio Simião de Almeida avaliou que o ato no Ganha Tempo deu sequência no aprendizado de muitas crianças e atingiu também os pais, que aproveitaram o período de férias para a emissão de documentos dos filhos no espaço cidadão. “O evento aqui foi enriquecedor. Encontramos algumas crianças que já passaram por nossos atendimentos em escolas e creches e trocaram informações conosco nos ajudando a orientar seus pais. É maravilhosa essa troca de informações com a população. Eles realmente participam e se impressionam com as amostras, além de sanar dúvidas. Orientá-los sobre esses riscos que muitas vezes estão dentro de suas casas é a nossa forma de devolvermos ao cidadão os pagamentos de seus impostos”, disse.

O superintendente do Ganha Tempo, Hélio Silva, destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pontuou  que a unidade atende pessoas de todos os bairros da Capital e ainda de outros municípios. Dessa forma, acredita que a conscientização chegará na 'ponta' onde ocorrem as infestações. “Essa parceria trouxe orientações não apenas para o público cuiabano, mas para diversas pessoas de outras cidades que estão aqui em busca de empregos ou outros serviços. Realmente é uma ação de cidadania que chegará às bases, onde de fato há incidência desses vetores”, reforçou o superintendente.

Desemprega há alguns meses, Delaine Freitas de 23 anos, contou que ficou encantada com cada amostra e com a forma didática apresentada pelos agentes de endemias. Após concluir que já havia visto os ovos do Aedes, mas jamais conseguiria identificá-los sem as explicações da SMS, a jovem garante que o próximo passo é mudar os hábitos em casa.  “Eu não fazia ideia que aqueles ‘pontinhos pretos’ que vi diversas vezes lá em casa é o início da vida desse inseto que causa medo em todos nós. Vim procurar emprego e saio totalmente esclarecida sobre problemas que eu já conhecia e outros que nem imaginava que estão tão próximos de nós. Agora é limpar o quintal e retirar tudo o que serve de abrigo para o mosquito da dengue e para esses bichos horríveis que estão inseridos nessa categoria 'sinantrópicos' que eu nem sabia que existia e repassar o aprendizado para meus vizinhos e familiares”, concluiu.

Devido ao sucesso de público, ficou agendada outra 'exposição orientativa' no local para dia 4 de agosto.