Saúde / ZONA RURAL

15 de Junho de 2018 17h30

2ª edição do Circuito de Saúde Rural leva humanização dos atendimentos em saúde para mais de 300 pessoas

15/06/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Arquivo

Levar a humanização dos serviços em saúde nas bases, onde estão muitos cuiabanos que mais precisam da atenção do poder público. Com base nessa premissa instituída no plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro, o Circuito de Saúde Rural contemplou mais de 300 moradores de 15 comunidades rurais no entorno da Raizama.

Conforme a Responsável Técnica pelo projeto, Mariana Corral o  evento que aconteceu nesta quinta-feira (14), na Escola Municipal da Rede de Ensino Básico, Novo Renascer - Fazenda Velha ofertou todas as atividades inerentes às Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá, dentre as quais: pré-consultas e consultas médicas com pediatra, clínico geral e psiquiatra."Também realizamos orientações odontológicas, encaminhamentos e entregas de kits de higiene bucal e ainda palestras sobre sexualidade, onde foram abordadas doenças sexualmente transmissíveis", explicou a RT.

Para o diretor da unidade escolar, Hermano Pereira da Silva, o projeto trouxe a verdadeira humanização dos serviços em saúde para os moradores da região. "Esse projeto para nós é uma maravilha! Por meio dele conseguimos sentir a verdadeira humanização da atual gestão, pois estamos falando de pessoas que não teriam outros meios de cuidar da saúde, seja pela distância, ou pela ausência de condução para chegar até o posto de saúde mais próximo, que é no bairro Pedra 90", frisou.

O servidor público estadual, vice-presidente e morador da comunidade Raizama há mais de 50 anos, Almindo Reis de Oliveira, popularmente conhecido como Nezinho, reforçou. "Para se ter ideia, as distâncias até o referido bairro, variam  de 25 a 38 KM, todos de estrada de chão. E muitos moradores não têm veículos para se deslocar. Dessa forma, a atual gestão, por meio do Circuito de Saúde Rural e pelo acolhimento das demandas que temos levado também em outras áreas,  tem feito a diferença na vida de todos nós que moramos aqui", frisou.

Esse cuidado, segundo o coordenador da Atenção Secundária Kenedy Marques também está consolidado por meio do Programa Consultório Itinerante, que mensalmente realiza os atendimentos no local. "O Circuito está apenas coroando o trabalho que a equipe do Consultório Itinerante realiza todos os meses nessa e em mais 13 comunidades rurais e terapêuticas. Ou seja, somos uma ampla equipe incumbida de levar a atenção necessária àqueles que mais precisam" informou.

Para o secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Dr. Milton Corrêa da Costa Neto os dois projetos demonstram que o compromisso firmado no plano de governo do prefeito Emanuel vem sendo seguido à risca, visando o bem-estar do cuiabano. "Esses cuidados em saúde mostram que o compromisso  firmado pelo prefeito Emanuel com a população está sendo cumprido. Ele nos incumbiu de levar à população cuiabana o melhor dos atendimentos em saúde, especialmente aos menos favorecidos e não pouparemos esforços para que isso aconteça", finalizou.

O PROJETO

O projeto foi criado em junho de 2017 pela Prefeitura de Cuiabá, por meio de uma parceria entre as diretorias técnicas de Atenção Secundária e Primária da Secretaria de Saúde de Cuiabá, com o objetivo de levar atendimento humanizado às crianças especiais da rede pública municipal de educação da Zona Rural. Entretanto, os serviços foram se adequando ao público adulto com a oferta de outros atendimentos em saúde, que por vezes não são realizados pela distância e falta de condução.