Saúde / REESTRUTURAÇÃO

13/12/2017

OZIANE RODRIGUES

Arquivo

Visando especialmente à humanização no ambiente de trabalho e no atendimento ao cidadão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu seqüência ao processo de reestruturação de suas unidades com a aquisição de 100 novas poltronas para coleta de sangue. Ao custo de R$ 91.900,00 oriundos de recursos próprios e emendas parlamentares, o investimento contemplará as 91 Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá, ou seja, 100% da Atenção Primária.

As nove poltronas restantes irão beneficiar unidades da Atenção Secundária. Dentre elas, a Policlínica do Planalto, Laboratório Central de Cuiabá (Lacec), Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Pascoal Ramos.

Conforme o secretário-adjunto de Assistência em Saúde, Dr. Milton Corrêa ao longo deste ano, a SMS também adquiriu 03 Aparelhos de ultrassonografia - para dar celeridade na fila de espera da especialidade, 60 câmaras frias de última geração para o armazenamento de vacinas, 47 inaladores, 20 eletrocardiogramas, 70 armários vitrines para medicamentos, 34 bebedouros, 100 arquivos, 200 escadas, 15 mesas ginecológicas e uma série de outros itens que compõem a mobília das unidades de saúde.

“Embora este tenha sido um ano difícil em termos de recursos, não poupamos esforços para melhorar a qualidade de vida tanto de quem trabalha nestas unidades e precisa manusear equipamentos de qualidade, tanto para dar mais dignidade aos cidadãos cuiabanos que buscam os serviços do sistema Único de Saúde da Capital”, frisou o adjunto.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo outros avanços também foram proporcionados à Atenção Primária objetivando, sobretudo, o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de trazer a saúde para perto das pessoas nos bairros.

“O prefeito Emanuel nos pediu que levássemos a saúde para as bases e não só investíssemos na cura das doenças e sintomas, mas na promoção em saúde. Dessa forma, apesar das dificuldades recuperamos e colocamos em andamento 42 projetos de reformas de unidades básicas, sendo que a do Programa de Saúde da Família no  São João Del Rey/Novo Millennium já foi entregue à população totalmente equipada. Lançamos seis novas UBS - Unidades Básicas de Saúde e outras 10 receberão ordem de serviço até o fim deste mês. Juntas elas representarão um acréscimo de 40 novas Equipes de Saúde da família, até meados de 2018, quando deverão ser entregues. Além disso, investimos em capacitações profissionais e sistematizações. Tudo isso, tendo em vista a premissa do prefeito que é transformar a Saúde da Cuiabá dos 300 anos cada dia melhor para nossa população”, enfatizou a gestora.