Saúde / PARCERIA

26 de Março de 2018 17h34

10 mil pacientes de Cuiabá serão beneficiados pela 13ª Caravana da Transformação

26/03/2018

OZIANE RODRIGUES

Davi Valle

Definidos os critérios, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará a partir desta segunda-feira (26), até 12 de abril, a triagem oficial para inclusão e cadastramento dos pacientes de Cuiabá que serão atendidos na 13ª edição da Caravana da Transformação. A ação, que acontecerá na Capital, na Arena Pantanal, de 16 de abril a 10 de maio beneficiará diversos municípios da baixada cuiabana, com a oferta de 35 mil atendimentos entre consultas, exames, cirurgias de catarata, pterígio e yag laser, além de serviços de cidadania. Deste total, 10 mil serão destinados aos pacientes de Cuiabá.

Com base em portarias e protocolos do Ministério da Saúde que norteiam os critérios de elegibilidade para os procedimentos ofertados e, observando a faixa etária em que as doenças relacionadas são acometidas, estarão aptos a participar da Caravana pacientes com idade igual ou superior a 55 anos.  Estes deverão comparecer a uma unidade de credenciamento da SMS munidos de documentos pessoais, apresentar comprovante de endereço atual e o cartão de cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o responsável técnico e coordenador da Secretaria de Saúde na Caravana, Odemir de Arruda Barbosa após diversas reuniões de planejamento e logística, foram definidos e estruturados 10 pontos de inclusão e cadastramento na Capital, dois em cada regional e outros dois na zona rural.  “Visando acessibilidade e conforto para a população, teremos pontos de atendimentos em todas as regionais, sendo na Norte: Clínica da Família e Policlínica do bairro Planalto, na Sul: Centro de Saúde do Tijucal e Policlínica do bairro Pedra 90,  Oeste: Centro de Saúde do bairro Quilombo e Policlínica do Verdão, Leste: Centro de Saúde do bairro Dom Aquino. A  Central de Regulação do SUS, localizada na Avenida Dom Bosco (Centro) passará a ofertar os serviços a partir da próxima semana e ainda abriremos outros dois na  comunidade rural Guia. Esta semana outras comunidades rurais também serão contempladas”, frisou.

Durante entrega simbólica do protocolo de regulação ao 1º paciente para cirurgia de catarata, no último domingo (25), o prefeito Emanuel Pinheiro ressaltou a importância da ação e afirmou que Cuiabá está de mãos dadas a todos aqueles que contribuírem com a melhoria dos serviços em saúde, especialmente para a população menos favorecida que, segundo ele, é prioridade de sua gestão.

“Eu tenho imenso prazer enquanto prefeito de Cuiabá, de estar ao lado do governo do Estado apoiando a Caravana da Transformação, que tem feito uma verdadeira revolução nas cirurgias oftalmológicas em todo o Estado. Eu já vinha conversando com o governador de uma forma geral para pedir que a Caravana viesse para a Capital e que este grande avanço e ação social pudessem atender nossos idosos que precisam de uma cirurgia e, que devido às intensas filas não conseguiam fazer e acabavam perdendo a visão. E agora, no aniversário de 299 anos da nossa cidade, estaremos recebendo essa grande ação que tem a prefeitura de Cuiabá como parceira de 1º hora. Seo Cristóvam Benitez, morador do Coxipó, no Parque Geórgia é o primeiro cidadão cuiabano regulado para fazer a cirurgia. E é com muita honra que entregamos a ele o protocolo de regulação com dia, hora e local de seu procedimento cirúrgico. Com a graça de Deus, ele e milhares de pessoas serão atendidos pela Caravana da Transformação, que trará mais saúde para a nossa população. Parabéns ao governador Pedro Taques, a prefeitura de Cuiabá está de mãos dadas com todos aqueles que querem ajudar a população, principalmente a mais carente, a menos favorecida que é nossa prioridade”, concluiu o prefeito.

Segundo Cristovão, a cirurgia que irá reparar a visão direita está sendo recebida com grande festa na família. “Eu tinha os dois olhos afetados pela catarata, operei um e agora graças ao prefeito e que está junto ao governador trazendo a Caravana, vou poder operar a visão direita. Além do benefício financeiro, porque essas cirurgias são muito caras, esse procedimento trará mais qualidade de vida para mim e consequentemente, mais alegria para toda a minha família. Só tenho a agradecer a toda a organização da Caravana”, finalizou.