/

24 de Janeiro de 2011 14h24

Projeto da Sanecap, em parceria com Idep e UFMT foi aprovado pelo Programa Petrobras Ambiental

24/01/2011

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

Um projeto ambiental inscrito pela Companhia de Saneamento da Capital – Sanecap, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e o Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP), no processo seletivo público do “Programa Petrobras Ambiental/2008”, com o título “Implantação do Centro de Referência do Reuso de Água – CRRA”, em Cuiabá, foi contemplado entre os 47 da região Centro-Oeste e se encontra em pleno processo de implantação, inclusive com a construção de laboratórios.

O Centro de Referência (CRRA), ora em implantação na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Lagoa Encantada, irá integrar e apoiar as ações de Extensão, Ensino e Pesquisa dos Parceiros envolvidos no Grupo “Amigos da Lagoa” na área revitalizada do sistema de Lagoas do CPA III, em Cuiabá/MT, a partir da gestão do reuso de efluente, que será usado para minimizar os impactos ambientais nos corpos hídricos receptores.

Isso significa desenvolver atividades de piscicultura e fertirrigação de viveiros, bem como o aproveitamento e reuso de água pluvial, promovendo a sensibilização e mobilização da comunidade do entorno ao Centro de Referência. A idéia também é fomentar a criação de comitês de bacia hidrográfica, informou a professora mestra Neli Assunção Silva (UFMT), coordenadora geral do projeto.

Conforme a professora/doutora Eliana Beatriz Rondon Lima, coordenadora-técnica do projeto e ex-presidente da Sanecap, “o CRRA realizará análises físicas, químicas e microbiológicas do sistema de tratamento da lagoa de estabilização, propiciando pesquisas, ensino e extensão com ampla divulgação à comunidade em seu entorno, além das práticas de educação ambiental nos mais diferentes setores comunitários, enfatizando princípios de cidadania, preservação ambiental e ecologia”.

Ela explicou que o CRRA contará ainda com a Estação Escola, com foco na metodologia participativa da comunidade para mudanças de comportamento,  voltados à preservação do ambiente e recursos hídricos. “Isso servirá de pólo de referência de gerenciamento de reuso de água, construção de dois laboratórios, urbanização e paisagismo para recuperação da área degradada, melhorando os aspectos estéticos e fomentando área de lazer à população”.

No CRRA serão desenvolvidas pesquisas de tecnologia social voltada à reutilização da água de enxague da roupa em descargas domésticas e pesquisa de reaproveitamento de água de chuva para usos menos nobres (rega de jardins, lavagem de calçadas, etc.), por meio da construção de um módulo para captação de água pluvial, realização de seminários, entre outros.

O projeto de Cuiabá ficou entre os 47 aprovados, dos 892 inscritos em todo o território brasileiro, com o valor de R$ 2.828.300,80, sendo da (Petrobras – 1.990.560,00), Sanecap/Idep – 208.904,00 e UFMT – 695.836,80.

Informações:
9288-7720