/

29 de Julho de 2011 10h00

Procurador avalia que audiências sobre o Plano de Saneamento tiveram resultado esperado

29/07/2011

Dantielle Gomes/PMC

“O balanço foi muito positivo”. Foi assim que o Procurador Geral do Município de Cuiabá, Fernando Biral, avaliou a série de audiências públicas realizadas durante a semana para discutir com a sociedade o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). 

O plano foi apresentado à sociedade por César Augusto Arenhar, diretor da empresa Bureau Soluções Ambientais Ltda (BSA), responsável técnico pela elaboração do projeto. De acordo com o diretor da BSA, as audiências foram produtivas. “A comunidade mostrou interesse em contribuir e soube entender as questões apresentadas”, concluiu César.

A avaliação de Cesar Arenhar é de que com a realização das audiências, foi possível enxergar os problemas específicos de cada bairro. Segundo ele, todos os bairros têm problemas sérios, alguns com água, outros com esgoto, ou até mesmo os dois problemas ao mesmo tempo, mas “pôde-se verificar que de forma geral o maior problema de esgoto concentra-se na Regional Sul; já o de água na Regional Oeste”, concluiu.

A sociedade participou das discussões com as autoridades, esclarecendo dúvidas, acrescentando pontos de vistas e debatendo o que pode ser melhorado no plano. Biral informou que o próximo passo será analisar as sugestões e anexar um capítulo específico ao Plano com todas as dúvidas e sugestões feitas por escrito.  “Nós analisaremos as contribuições da sociedade e vamos anexá-las ao plano, e só então o encaminharemos ao prefeito para aprovação”, explicou o procurador.

De acordo com Biral, as contribuições não param por aqui. “A população pode ter acesso ao questionário distribuído nas audiências através do site da Prefeitura”. O procurador disse que a partir de hoje o formulário estará disponível no site. “O interessado pode acessar o site, imprimir e responder ao questionário para contribuir com o capitulo de sugestões anexado ao plano”, explicou. A sociedade tem até quarta-feira (03-08) para entregar os questionários nas sedes das Regionais em Cuiabá ou ainda  na sede da Sanecap no Carumbé, ou na Procuradoria do município.

Biral também informou que um extrato do PMSB será disponibilizado às lideranças comunitárias. “Com este documento, daqui a 10, 15 ou 30 anos os próximos presidentes de bairro poderão cobrar resultados dos gestores”, destacou.