Procuradoria Geral / Sangue Novo

16 de Dezembro de 2016 17h11

Prefeito Mauro Mendes dá posse a dois novos procuradores municipais

16/12/2016

CARLOS MARTINS

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Dois novos procuradores municipais foram empossados pelo prefeito Mauro Mendes na tarde desta sexta-feira (16), em solenidade realizada no Salão Nobre do Palácio Alencastro. Daniel Barion e Flávia Barcelos fazem parte do grupo de 15 procuradores aprovados no último concurso público realizado em 2014. Doze deles já haviam tomado posse em setembro e o quadro será completado na próxima semana com a posse de Hermano Castro, que é de Natal (RN) e está se mudando para Cuiabá.

Ao dar boas-vindas aos novos procuradores, acompanhado do procurador-geral, Rogério Gallo, o prefeito Mauro Mendes disse que, quando assumiu, procurou melhorar a atividade meio da prefeitura. Além da reforma de salas e gabinetes na sede da prefeitura, a atual gestão construiu escolas, creches, hospital e UPAs, dentre outras obras, e melhorou também as condições de trabalho da Procuradoria Geral em uma nova sede.

“Estamos entregando uma prefeitura muito melhor. Uma das primeiras decisões que tomamos, e o procurador-geral nos fez compreender o papel importante da Procuradoria Geral e o quanto somos demandados, foi a realização de um concurso diante da necessidade de ampliar o quadro”, disse Mauro Mendes. Ele lembrou que no início da administração o quadro era composto por apenas 19 procuradores e a PGM contava com uma pequena estrutura, com milhares de processos que tramitavam na execução fiscal e no Judiciário, além dos processos internos. Com os aprovados, o quadro atual da PGM é de 34 procuradores.

Ao saudar os novos procuradores, Mendes disse que eles passam a se somar ao “belo time” que a PGM possui atualmente, que, com mais solidez, irá defender os interesses públicos do município. “Estamos aqui para dar boas-vindas, agradecer a confiança de ter buscado o nosso concurso. E desejar que nos próximos anos vocês possam ter aqui uma carreira profícua como servidores públicos e que vocês possam contribuir ao longo dos anos com a nossa cidade”.

Dos 15 procuradores aprovados no concurso, 12 deles moravam em outros Estados e apenas dois são de Cuiabá, o que demonstrou que o concurso foi muito concorrido e despertou o interesse de candidatos de todo o País. Para o procurador-geral Rogério Gallo, os novos procuradores fazem agora parte de uma turma “corajosa, técnica e muito competente”.

Gallo, que está se despedindo da Procuradoria Geral do Município (vai assumir a Procuradoria Geral do Estado a convite do governador Pedro Taques), aproveitou para agradecer ao prefeito Mauro Mendes pelo trabalho de valorização da PGM. “É um grande legado da sua administração e pode ter certeza que aqui tem procuradores comprometidos com esta filosofia de trabalho e o próximo prefeito, Emanuel Pinheiro, que é advogado, certamente continuará a valorizar a categoria”, disse Gallo.

Aumento na arrecadação

Para exemplificar a importância do trabalho realizado pela procuradoria fiscal, Rogério Gallo informou que na última administração o município arrecadou R$ 35 milhões, referente à dívida ativa, e, na atual gestão, a arrecadação está fechando o ano com R$ 106 milhões arrecadados, sem considerar o resultado do mutirão fiscal que está sendo realizado em parceria com o Tribunal de Justiça.

“São dados que mostram que essa procuradoria merece ser valorizada, porque trabalha. Nosso compromisso é com os resultados. O compromisso do advogado público é com os resultados. Temos esse dever com a eficiência. E essa categoria tem esse compromisso que todos nós da PGM temos, de analisar todos os processos com carinho e com atenção e ter a certeza que daquele parecer, daquela defesa certamente virão frutos que nós experimentaremos como cidadãos em nossa cidade”, completou Rogério Gallo.

Falando em nome dos procuradores, o presidente da União dos Procuradores do Município de Cuiabá, Luiz Antônio Araújo Júnior, agradeceu ao prefeito Mauro Mendes a oportunidade que tiveram na atual gestão. Ele também destacou o trabalho realizado pelo procurador-geral frente à PGM. ”Avançamos muito nesta gestão. Tivemos muito orgulho em trabalhar ao lado dos senhores, que merecem nosso apreço e carinho”, disse Araújo Júnior.

Também compareceram à solenidade de posse dos novos procuradores o presidente da Câmara Municipal, vereador Haroldo kuzai; os secretários Pascoal Santullo Neto (Fazenda), João Batista de Oliveira (Governo e Comunicação), procuradores municipais e familiares e amigos dos novos servidores.