/

28 de Novembro de 2012 12h54

"Vou deixar a casa arrumada", diz prefeito Francisco Galindo sobre legado para Cuiabá

28/11/2012

Carol Sanford - (65) 3645-6054

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, afirmou em entrevista, na terça-feira (27/11), para o programa Caminhos Abertos, da rádio Nazareno, que seu maior legado na administração municipal será deixar “a casa arrumada”, ou seja, a próxima gestão irá assumir a prefeitura com todas as contas em dia.

“Não devemos um centavo. Tudo o que foi feito em 2012 está pago. O próximo prefeito terá dificuldades e desafios, mas encontrará a casa arrumada. Ainda há muito para fazer, mas mostrei que é possível”, disse Galindo, explicando ter feito uma gestão de disciplina, austeridade e coragem.

Ele comentou que ter tomado “atitudes impopulares”, como a concessão da Sanecap e a revisão dos valores da planta genérica de Cuiabá, também contribuíram para que projetos saíssem do papel.

“Com o aumento da arrecadação pude recapear e asfaltar mais de 200 quilômetros de ruas, reformar escolas. Tomei atitudes impopulares, mas hoje a capital tem caminhões para fazer os serviços necessários”, afirmou o prefeito.

Galindo destacou avanços na educação, como um terço das escolas reformadas e um aumento de 5.800 vagas com a construção de 23 escolas novas, através do programa federal Pró Infância. “Seis delas serão entregues ainda este ano. Além disso, vamos instalar 300 lousas digitais e climatizar todas as unidades. Os nossos alunos receberão tablets para estudar. No próximo mês, vamos entregar 3.600 aparelhos e o restante, o próximo gestor entregará”, contou.

“Os ex-prefeitos também trabalharam para que esses avanços fossem obtidos. Hoje os professores recebem o segundo maior salário entre as capitais. Cuiabá possui o 10º melhor índice do Ideb e a melhor evolução nacional desde 2010”, destacou o prefeito.

Sobre a saúde, Galindo disse ser um problema nacional, mas que a capital matogrossense obteve melhorias mesmo diante das dificuldades. Ele comentou que o Pronto Socorro Municipal é o grande gargalo no setor, já que 40% dos atendimentos feitos são oriundos do interior do Estado. “E o governo estadual está querendo cortar o repasse de R$ 1,3 milhão para a saúde municipal. De qualquer forma, é estritamente necessário que seja construído um hospital estadual para realizar os atendimentos do interior”, declarou.

O prefeito ainda contou que duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão sendo concluídas, uma no bairro Morada do Ouro, que vai possuir 19 leitos e realizar pequenas cirurgias, e outra no bairro Pascoal Ramos, que ficará pronta em julho de 2013.

Na próxima segunda-feira (03/12), ele entrega a reforma da Policlínica do CPA, que está com uma capacidade cinco vezes maior. “São grandes os desafios para o próximo gestor, aumentar e qualificar o número de servidores da saúde. Porque nem sempre há o interesse: fizemos um concurso para contratar 40 médicos e apenas 12 dos aprovados compareceram”.

Questionado sobre os projetos na área social, Galindo destacou o empenho da esposa, Norma Sueli Galindo. “Ela é uma apaixonada pelo social. Realizou projetos espetaculares, como Um Sonho a Mais e Laços Eternos, que vai dar guarita para jovens grávidas e também orientações a elas. Apesar da maior parte da sociedade não ver esse trabalho, quem mais precisa é quem está sendo beneficiado”.

Galindo comemorou a aprovação das contas de sua administração pela Câmara Municipal de Vereadores. Perguntado pelos apresentadores do programa quanto tempo de mandato seria necessário para que “colocasse Cuiabá nos trilhos”, o prefeito disse que pelo menos mais quatro anos.

“É o tempo necessário para concluir os projetos que iniciei, como o Poeira Zero, a construção de pontes de concreto, reformar todas as escolas, melhorar o saneamento básico e a distribuição da água”, concluiu ele.