/

13 de Novembro de 2011 10h34

Servidores participam do curso de "Atendimento e Motivação"

13/11/2011

Angela Jordão (65) 3645-6054


Os servidores da prefeitura de Cuiabá que prestam atendimento ao gabinete do prefeito, Francisco Galindo, e a Secretaria de Governo, participaram no sábado (12-11) do curso “Atendimento e Motivação”. A palestra foi ministrada pelo chefe de gabinete, Moises Antunes, que é especialista em Desenvolvimento de Mercado e consultor do SEBRAE. O curso, ministrado no auditório do Memorial da Águas, contou com a presença de secretarias, recepcionistas, copeiras e assessoristas entre outros servidores do sétimo andar da prefeitura.  

Foram abordados temas como: Atendimento (Telefônico, Presencial e Digital), Processo de Comunicação, Comprometimento e Envolvimento, Apresentação Pessoal, Trabalho em Equipe e Motivação. Este primeiro curso é um projeto piloto. O intuito da prefeitura é transformá-lo em mensal.

O curso buscou promover a padronização do atendimento de todos os setores da prefeitura, além de apresentar ferramentas que para que os servidores atuem com motivação, comprometidos com as questões públicas. Um dos principais pontos é melhorar o processo de comunicação, fazendo com que os servidores melhores as relações interpessoais e trabalhem mais satisfeitos.

Moisés Antunes lembrou que os problemas e as questões a serem resolvidas na prefeitura são muitas, todas envolvimento a vida da população, por isso é necessário que o servidor trabalhe comprometido com o atendimento ao munícipe. “A maioria das questões e assuntos que chegam até o prefeito são resolvidas em outros órgãos ou secretarias, mas as pessoas querem falar com o gestor, por isso, o servidor precisa estar bem informado e disposto, para prestar um bom atendimento ao munícipe e saber encaminhar a questão para que seja solucionada”.

Os servidores foram estimulados a trabalhar a criatividade e a pro-atividade nas tarefas do dia-a-dia. “Especialmente, porque a todo o momento somos surpreendidos com novos desafios, imprevistos. Temos uma agenda diária, que muda constantemente, e precisamos estar preparados para os imprevistos. Nesta hora, precisamos usar a criatividade e muita paciência”, ressaltou o chefe de gabinete.

A comunicação interna foi destaque no curso, além da necessidade do servidor ter uma relação de amabilidade e gentileza com o colega, além de sempre manter o bom humor. “A motivação é necessária para trabalharmos felizes e com eficiência. Passamos um terço do nosso dia no trabalho. É preciso fazer isso com satisfação e bom humor”.


Novos cursos

Moisés Antunes, explicou que em breve será realizada outra edição do curso, dessa vez para atender às demais secretarias municipais e funções. “Priorizamos o gabinete a Secretaria de Governo, mas as demais secretarias e órgãos também passarão por qualificação. Nossa equipe precisa ser imparcial e tratar os munícipes com qualidade e respeito. Um forte trabalho em equipe e uma comunicação eficiente são essenciais”.

 

Multifuncionais

 
Antunes explica que capacitação dos profissionais da prefeitura de Cuiabá é uma das vertentes da gestão Galindo. O intuito é transformar os servidores da prefeitura em profissionais multifuncionais, visto ser a tendência do mercado atual. Seguindo esta determinação, em outubro, servidores do gabinete do prefeito também participaram de uma capacitação em “Etiqueta Social e Profissional”, ministrada pela cerimonialista, Izis Dorileo.