/

07 de Agosto de 2012 10h47

Prefeitura debate planejamento estratégico para Cuiabá de 300 anos

07/08/2012

Ângela Jordão - (65) 3645-6459


Os secretários municipais de Cuiabá estarão reunidos durante toda esta terça-feira (07-08) com técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) para dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que visa transferir práticas de gestão e tecnologia para a implantação do Planejamento Estratégico na capital. A reunião acontece no Hotel Paiaguás.
 

A reunião foi aberta pelo prefeito Francisco Galindo, que explicou ser esta uma oportunidade única para todos pensarem e discutirem o futuro de Cuiabá, especialmente para próximos sete anos. O tempo foi estipulado porque, em sete anos, no ano de 2019, a capital de Mato Grosso completará 300 anos. 

"É uma oportunidade histórica que temos de transformar os sonhos que temos para a cidade em realidade. Neste momento, nada é mais importante para a equipe que gere a prefeitura de Cuiabá. Estamos reunidos para projetar e planejar uma Cuiabá melhor para todos, mais igualitária e com mais qualidade de vida". Galindo pediu o empenho de todos os secretários municipais, que eles opinem, deem sugestões e exponham seu conhecimento. 

O PDI tem o objetivo de transferir, aos órgãos fiscalizados, as práticas de gestão e tecnologia adotadas pelo próprio TCE, que está repassando o programa às instituições públicas e municípios que manifestem interesse em alcançar uma administração pública eficaz. A finalidade é chegar a um modelo de excelência em gestão pública, com foco no cidadão e em resultados positivos das políticas públicas. 

O termo de adesão ao PDI foi assinado por Galindo no dia 9 de julho. Além dos softwares do Planejamento Estratégico, o TCE está disponibilizando ao município o acesso ao sistema Geo-obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a cessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos. 

Com a adesão, a prefeitura de Cuiabá tem recebido apoio e orientação técnica do TCE para o desenvolvimento de um plano estratégico de longo prazo para o município. O secretário Municipal de Fazenda, Guilherme Muller, é o coordenador na elaboração do planejamento, juntamente com técnicos do TCE e das Secretarias Municipais de Fazenda, Planejamento e Finanças, da Controladoria e Ouvidoria. "Vamos estabelecer uma identidade organizacional para Cuiabá. Vamos pensar a cidade, partindo da situação atual e onde podemos e queremos chegar até 2019. Este é um momento de pensar a cidade e ter uma visão de futuro para Cuiabá", destacou Guilherme Muller. 

De acordo com o cronograma do TCE-MT, até 2013 os cursos de capacitação oferecidos aos gestores terão foco para 20 municípios do Estado. Até agora, os oito maiores municípios de Mato Grosso já assinaram o termo de adesão ao programa: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso e Barra do Garças. Para os gestores desses municípios, as aulas de capacitação terão início nesta quarta-feira (01-08), por meio do projeto de Ensino à Distância (EAD) do TCE-MT.